• Carregando...

A folia de carnaval estudante Marlon Garcia da Silva, de 15 anos, não inclui música baiana, funks do verão ou enredo de escola de samba. Nada, também, de se espremer na multidão atrás de um trio elétrico ou assistir pela televisão aos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. No feriadão mais celebrado do país, o adolescente vai, literalmente, retirar-se da festa. "Eu fui convidado para ir para a praia, mas preferi fazer o retiro. Lá eu me divirto também, mas na dose certa", diz ele, um dos participantes de um retiro católico que chega a reunir 100 pessoas nessa época do ano, no bairro Mossunguê, em Curitiba.

Marlon faz parte do grupo dos que nadam contra a maré de milhares de pessoas que planejam sair de Curitiba no fim dessa semana rumo a quatro dias de festa no litoral. Ele é do time dos que preferem sossego. "São pessoas que querem tranqüilidade, fogem do barulho carnavalesco", diz o irmão Claudinei Cavalcanti, um dos coordenadores do retiro. Uma escolha que não está necessariamente ligada à religião.

André Caldeira, de 38 anos, diretor de marketing de um grupo educacional de Curitiba, define-se como o avesso do folião. "Nunca gostei muito de carnaval, sempre optei por viajar para aproveitar o feriado com a família na praia, mas longe do agito dos trios elétricos", conta. Esse ano, Caldeira é um dos 36 curitibanos que vai participar de um curso especial de yoga em Barra Velha, Santa Catarina, em uma rotina de estudos que prevê acordar cedo, fazer uma hora e meia de exercícios de respiração antes do café da manhã e uma aula de exercício físico intenso logo após a refeição. "O resultado são pessoas mais presentes com elas mesmas, mais fortes, estáveis, com pensamentos mais claros e, espero, sem arrependimento por ter passado o carnaval conosco", diz a professora do curso, a norte-americana Nancy Stechert.

O organizador do chamado carnavasana (mistura de carnaval e asana, nome de diversas posições do yoga), Francisco Kaiut, da escola Yoga Studio, de Curitiba, diz que se surpreendeu com a procura por vagas. "Só 30 pessoas no mundo tem o nível de preparo de Nancy, o que já é um fator que desperta interesse pelo curso. Mas nos surpreendemos com a procura de interessados, pessoas com vida social ativa que escolheram o evento para um experiência de carnaval diferente", afirma. Como o hotel foi inteiramente reservado para o curso, além da programação de exercícios, o cardápio dos participantes também será especial. "É um trabalho corporal que relaxa mente e corpo. Além disso, os alunos vão levar a família, assim podem aproveitar as horas vagas com ela", diz Kaiut.

Em busca de uma recarga energética, o produtor de eventos Dado Dantas vai ainda mais longe para descansar no carnaval. "Vou passar 15 dias na Índia, justamente para fugir da folia", conta ele. Festeiro profissional, Dantas, de 50 anos, diz que já teve seu tempo de folião. "Já saí em escola de samba e atrás de trio elétrico. Eu era médico e quando não estava no consultório, estava na Sapucaí. Agora que passo o ano todo em festa, prefiro aproveitar o feriado em locais considerados energéticos."

Serviço: As vagas para o carnavasana já estão esgotadas. Ainda é possível fazer inscrição para retiros católicos em Curitiba e região metropolitana. Casa de Retiros do Mossunguê: (41) 3279-1078 ou 3373-1246. Casa de Retiros Santo André - Campo Largo: (41) 3555-2055.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]