• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O bloqueio atmosférico que tem impedido a chegada de frentes frias e umidade ao Paraná começará a ser rompido durante o feriado de Tiradentes. Um frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina deve trazer umidade ao Paraná, ocasionando nebulosidade e chuvas na metade sul do estado na quinta (21) e na sexta-feira (22). As chuvas, porém, devem ser rápidas. “Como aqui está muito seco, a frente não encontra muito suporte para formação de nuvens de chuva”, explica o meteorologista do Simepar Fernando Mendes.

A partir de sábado (23), a frente fria se desloca em direção ao oceano e o ar quente volta a assumir. “As chuvas se concentrarão no Rio Grande Sul e em Santa Catarina, podendo chegar ao setor leste do estado”, diz Mendes.

As altas temperaturas também se mantêm. Em Paranaguá, onde a previsão até domingo é de “pancadas de chuvas isoladas”, as mínimas ficam entre 23°C e 24°C e às máximas, entre 30°C e 33°C. Em Foz do Iguaçu, as chuvas isoladas virão acompanhadas de trovoadas na quinta e na sexta. A temperatura, porém, fica entre 21°C-23°C e 30°C-35°C até domingo. Em Curitiba, a mínima será de 17°C e as máximas variam de 26°C e 29°C durante o feriado.

Fim do bloqueio

Conforme o Simepar, a tendência para a próxima semana é que o bloqueio atmosférico seja realmente rompido, dando início a um período de temperaturas mais baixas e chuvas. “A partir do dia 25 uma nova frente fria apresenta tendência de evolução para o Sul do Brasil. Aí, sim, será uma frente mais consistente”, diz Mendes.

A frente, que terá atuação mais ampla, chegando a boa parte do estado, deve causar chuvas já a partir de segunda-feira (25). A partir de terça, ocorre a chegada de um ar mais frio, que baixa as temperaturas primeiro no Rio Grande do Sul. A previsão é de que, no Paraná, a queda de temperatura poderá ser sentida a partir de quarta-feira (27).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]