Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Feriado do Dia da Consciência Negra está nas mãos de Gilmar Mendes

Ação da Câmara Municipal de Curitiba protocolada no STF foi distribuída ao ministro. Não há previsão de quando ele irá analisar a matéria

A comemoração do Dia da Consciência Negra em Curitiba está nas mãos do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de manutenção do feriado foi protocolado no tribunal na quarta-feira (13) pela Câmara Municipal de Curitiba e, nesta quinta (14), foi encaminhado ao gabinete do ministro.

Não há previsão de quando Mendes irá analisar a ação, já que pelos próximos dias a tendência é que ele se foque no julgamento do Mensalão, que foi retomado no Supremo. Somente uma decisão em instância superior, mesmo que por liminar, poderá cancelar a determinação do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que suspendeu o feriado no início do mês. A data comemorativa aconteceria já na próxima quarta-feira (20).

A disputa judicial sobre o feriado deve ser longa, já que não há consenso sobre o assunto. Pela jurisprudência, municípios não poderiam criar feriados civis, mas a celebração foi instituída - mesmo sem feriado - em várias cidades. Em alguns desses locais, a Justiça suspendeu o recesso.

Na última terça-feira (12), defensores do feriado fizeram um manifesto em frente à sede do TJ-PR. Cerca 50 pessoas iniciaram o ato no local e seguiram para as proximidades da Associação Comercial do Paraná (ACP), autora do processo que cancelou o feriado. Na capital paranaense, o recesso havia sido instituído em janeiro deste ano, por meio da lei 14.224/2013.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.