Os alertas de temporal para esta terça-feira (6) acabaram não se confirmando, apesar do dia permanecer chuvoso em Curitiba, Região Metropolitana (RMC), no Litoral e em grande parte do interior do Paraná. Segundo o Simepar, há tendências de melhora razoável ao longo do dia, principalmente nas áreas mais ao Leste do estado, mas ainda com a presença de muita neblina.
Confira o que abre e fecha em Curitiba no feriado da Independência e da Padroeira da cidade
Leia a matéria completaO sol pode aparecer à tarde e há nebulosidade variável em todas as regiões. Na capital e Região Metropolitana, o dia amanheceu com 10° C e deve alcançar no máximo 17° C ao longo do dia. Em Cascavel, onde choveu 55 milímetros na segunda-feira (5), o clima volta a ficar menos tempestuoso, mas uma onda de frio já começa a pintar na região, com máximas de apenas 15° C e mínimas de 8° C. No Litoral, as temperaturas alcançam 21° C nesta terça-feira, mas a chuva predomina ao longo do dia. As máximas no Norte não passam de 20° C.
Geada do feriado
No início da noite, as temperaturas começam a diminuir rapidamente, com o avanço de uma massa de ar fria e seca. O frio aumenta em todas áreas do Sul do Brasil e favorece a ocorrência de geadas no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, no Centro-Oeste de Santa Catarina.
No Paraná, há previsão de geada moderada para áreas do extremo Sul e Sudoeste, como Palmas, Pato Branco e União da Vitória. Centro, Campos Gerais e alguns pontos da RMC também podem amanhecer com os gramados congelados, mas de maneira mais fraca, conforme aponta o Simepar.
Segundo o portal Climatempo, as temperaturas na capital chegam, nesta quarta, a 3° C e no máximo a 16° C. União da Vitória e Rio Negro devem amanhecer com 2° C e Foz do Iguaçu registra mínimas de 4° C.
- Por que é feriado em Curitiba no dia da padroeira e não no aniversário da cidade?
- Programação do feriado terá desfile e celebrações religiosas
- Veja que ruas evitar durante desfile do 7 de Setembro em Curitiba
- Confira o que abre e fecha em Curitiba no feriado da Independência e da Padroeira da cidade
- Sete de Setembro terá tráfego intenso nas estradas do PR; 35 mil devem passar pela BR-277
Os ventos sopram moderadamente no estado, com rajadas médias entre 60 km/h e 70 km/h, podendo passar um pouco de 90 km/h nos pontos mais altos de serra. Há previsão de ventos fortes também para o Litoral a partir dessa terça-feira (6).
Por isso, o 7 de Setembro já deve amanhecer com temperaturas muito baixas, ainda que o sol volte a predominar sobre as áreas que receberam muitas chuvas desde o último sábado (3).
Na quinta-feira (8), dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, também é feriado na capital. As temperaturas melhoram um pouco em relação ao recesso nacional, com mínimas de 5° C e máximas de 19° C.
Friozinho na praia
No Litoral, que conviverá muitos turistas a partir desta terça-feira (6) à noite e não será atingido em cheio pela massa de ar frio, a previsão é de tempo ameno na quarta-feira (7), com mínimas de 12° C e máximas de 20° C. Ainda chove muito na região e as pistas das serras estão molhadas, o que deve redobrar a atenção dos motoristas.
E, durante todo o feriado - que será estendido para muitos - o tempo deve continuar não colaborando muito para curtir o Litoral ao máximo. Ao menos até sábado (10), as máximas não passam dos 22°C em Matinhos, Pontal do Paraná e Antonina, com nebulosidade variável.
Segundo a Ecovia, 160 mil veículos devem transitar na região nesse feriado. Já a Autopista Litoral Sul, que administra o trecho que liga o Paraná a Santa Catarina, prevê 42 mil veículos por dia.
Litoral de SC também terá temperaturas amenas
Quem for curtir o Litoral catarinense também deve se preparar para um feriado não muito proveitoso. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) prevê, para o começo dos longos dias de descanso, temperaturas que variam entre 12° C e 19° C em Balneário Camboriú, 11° C e 18° C em Bombinhas e 11° e 21° C em Florianópolis. Apesar disso, o sol deve aparecer com mais força nestas regiões.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião