• Carregando...
Marcelo, o campeão 2009, Aika, 
a vencedora deste ano e Brenda, primeira campeã do concurso : pose para comemorar a vitória | Antônio More/Gazeta do Povo
Marcelo, o campeão 2009, Aika, a vencedora deste ano e Brenda, primeira campeã do concurso : pose para comemorar a vitória| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
  • O cheque dado às protetoras será convertido em ração durante esta semana

O concurso Cachorro do Ano 2010 da Gazeta do Povo levou ontem centenas de pessoas ao "Parcão", atrás do Museu Oscar Niemeyer, para ver de perto os dez primeiros lugares na cerimônia de premiação. Mesmo com o tempo frio, a festa foi um sucesso para as famílias que estavam lá e claro, para a cachorrada. Além de diversão para as crianças – com cama elástica, pipoca e algodão-doce – o desfile de modelitos caninos agradou todas as idades.

A grande atração da festa foi a campeã Aika, que passou os 3.513 inscritos para alcançar o pódio. A cachorrinha sem raça definida (SRD) conquistou mais de 94 mil votos. Levou um troféu, uma me­­dalha e outros prêmios, como uma caminha e um kit de produtos de beleza dados pelo Pet Shop Maison Chien. O segundo e o terceiro lugar, Pingo – também SRD – e Baco – um buldogue –, respectivamente, receberam o mesmo kit, junto com os outros dez melhores classificados. Para a dona da campeã, Simone Cer­queira Lima, tudo foi muito além do esperado, já que não imaginava que alcançaria a primeira colocação. "No dia que saiu o resultado final, não acreditei. Hoje estou vendo que ela está famosa. Tem muita gente aqui querendo agradá-la", conta.

Aika recebeu o título das mãos dos donos de dois campeões co­­nhecidos no mundo canino: o lha­sa apso Marcelo, o cachorro do ano 2009, e a cocker spaniel Bren­da, a primeira vencedora do concurso, em 2006. A dona dela, Már­cia Ferraz, que acompanha todas as edições do concurso, ficou feliz por este ano a vencedora ser uma fêmea. "Depois da Brenda, só ga­­nharam machos. Achei muito legal que ela venceu".

Pingo, que estava superagitado, emocionou as pessoas quando sua dona Roberta Mounayer contou ao público que por causa dele fundou uma ONG de proteção ani­­mal. Já Baco, calmo e quieto, aproveitou o carinho das pessoas que queriam conhecê-lo. "Ele ado­­ra passear mas nunca o trouxe aqui. Viemos por causa da festa", conta a dona, Joselane Santos Andrade.

A professora Adriana Slonski, dona de quatro cães, foi ao evento para conhecer os campeões, principalmente a Aika. Ela conta que es­­tava torcendo para o Prince Mi­­chael, que ficou em sexto lugar, com 53.032 votos. "Mesmo ele não ganhando, fiquei muito feliz com a vencedora. Ela é muito carinhosa e boazinha. O prêmio é merecido", diz.

Ração para quem precisa

A grande novidade deste ano foi a doação de uma tonelada de ração para as protetoras de animais. O critério usado pela organização do concurso foi escolher as duas com a maior quantidade de cães, a Sociedade Protetora dos Ani­­mais (SPA) e a Amigo Animal. A primeira abriga 1,3 mil bichos e a segunda mais de 2,5 mil. Porém as duas escolheram uma terceira entidade para dividir a comida. "A Asso­ciação Vida Ani­­mal (Avan) precisa tanto quanto nós. Então decidimos que cada um ficaria com uma terço da ração", explica a presidente da SPA Soraya Simon.

A Avan abriga hoje 470 animais e gasta cerca de 150 quilos de ração por dia para alimentar to­­dos. "Realmente precisávamos mui­­to dessa doação", conta a presidente Sandra Moreira da Cruz Pacca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]