• Carregando...

Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou ontem a oferta de 100 mil novas vagas do Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. De acordo com o ministro, a demanda pelo Fies está em queda porque a procura pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) aumentou nos últimos dois anos, fazendo com que as 100 mil novas vagas sejam suficientes para atender à demanda.

Haddad defendeu mudanças na taxa de juros cobrada pelo Fies, hoje de 9% ao ano. "A inflação encontra-se em patamares históricos baixos. A taxa Selic vem caindo. Neste cenário, é possível rever a lei que estabelece os juros do Fies", disse Haddad. Desde que o Fies foi criado, em 1999, até agora, são 381 mil contratos ativos, dos quais 23% estão inadimplentes junto à Caixa Econômica Federal, responsável pelos financiamentos aos estudantes. Só neste ano serão necessários R$ 816 milhões para financiar os 381 mil contratos e mais R$ 100 milhões para os 100 mil novos financiamentos.

O período de inscrição dos estudantes terá duas etapas, de 6 a 19 de novembro para beneficiários do ProUni e de 6 a 26 para os outros candidatos. Os resultados serão divulgados em 27 de novembro para os bolsistas e 6 de dezembro para os demais estudantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]