A filhote de puma só quer ficar perto do irmão que está queimado e só conseguiu dormir depois de tomar remédio para dor.| Foto: Niomar Pereira

Um macho e uma fêmea de puma, também conhecidos por onças-pardas, foram encontrados ontem à tarde por cortadores de cana em uma lavoura no interior de Cidade Gaúcha, noroeste do Paraná. O local fica a cerca de 400 metros de uma mata fechada, de onde os animais devem ter saído. Os trabalhadores faziam uma queimada para limpar a área quando escutaram o choro dos animais. Eles chamaram a polícia ambiental que resgatou os filhotes. Os policiais disseram que no local não havia nenhum sinal da mãe deles.

CARREGANDO :)

O veterinário Rafael Domingues foi o primeiro a socorrer os dois irmãos puma. Ele acredita que os filhotes têm aproximadamente 45 dias. “Eles estavam bem alimentados, mas desidratados. A primeira coisa que eu fiz foi reidratar os dois e dar remédio para o macho, que estava com muita dor. Ele sofreu queimaduras no corpo inteiro, mas principalmente nas patas, na boca, nas orelhas e no focinho”, conta Rafael.

Os filhotes passaram a noite aos cuidados do veterinário e foram levados para o zoológico da faculdade Unisep, em Dois Vizinhos, no Sudoeste. Uma viagem de cerca de 400km e que durou quase oito horas. O policial ambiental Ivo Ferreira, que ajudou no transporte, conta que a equipe só parou em Cascavel para alimentar os filhotes e que o macho que está queimado só fica tranquilo perto da irmã.

Publicidade

No zoológico de Dois Vizinhos os pumas foram examinados pelo veterinário Felippe Azzolini, especializado em animais silvestres, que vai mantê-los isolados. Nos próximos dias ele pretende fazer um exame específico de visão no macho, para ver se as córneas foram afetadas pelas queimaduras. Dependendo da gravidade o puma corre o risco de ficar cego. A intenção do veterinário é, se possível, devolvê-los à natureza. “Pode levar até um ano. Mas primeiro a gente vai tratar, pra depois avaliar isso. Porque na natureza eles precisam estar 100% pra conseguirem caçar, pra conseguirem sobreviver sozinhos”, explica Azzolini.