| Foto: HELMUT FOHRINGER/AFP

A primeira vacina para imunização contra a dengue teve aplicação iniciada na segunda-feira (22), nas Filipinas, na Ásia. Esse mesmo imunizante da Sanofi foi aprovado para uso no Brasil em dezembro de 2015 pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, segundo a empresa, seu emprego no país está sendo avaliado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial.

CARREGANDO :)

O imunizante tetravalente - contra os quatro tipos de vírus da dengue - foi aprovado inicialmente nas Filipinas também em dezembro último e será aplicado em pessoas com idade entre 9 anos e 45 anos que vivem em áreas endêmicas.

Empresa curitibana desenvolve aplicativo para facilitar a identificação do Aedes aegypti

Leia a matéria completa
Publicidade
Veja também
  • Teste da vacina contra dengue envolverá 17 mil voluntários nas 5 regiões do Brasil
  • Neurologistas propõem cartilha para diagnóstico da síndrome de Guillain-Barré
  • Descaso de governos e população mantém o Aedes vivo na história do Brasil
  • União promete dobrar verba de combate à dengue neste ano

A vacina é administrada em três doses, recomendadas no período de um ano.

Conforme a Sanofi, a Ásia tem 70% da carga global da dengue, atingindo cerca de 67 milhões de pessoas por ano. Só nas Filipinas, 110 mil pessoas em média adoecem todos os anos. O programa de imunização teve a adesão inicial dos planos de saúde, mas deve ser estendido à rede pública, em prazo ainda não estabelecido.

México e El Salvador

Além das Filipinas e do Brasil, a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur também está aprovada atualmente no México e em El Salvador - nos dois países, o processo de análise regulatória também está em andamento. Segundo a empresa, os estudos clínicos para o desenvolvimento da vacina duraram duas décadas e envolveram mais de 40 mil voluntários.