• Carregando...

Brasília (AG) – O Tribunal Superior Eleitoral deve retomar hoje o debate sobre a verticalização (instituto que obriga partidos a seguir, nos estados, a mesma coligação feita nacionalmente), durante a sessão administrativa que irá definir as regras para as eleições deste ano.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB- AL) aguarda este julgamento para promulgar emenda que acaba com a verticalização, aprovada em janeiro.

No início de fevereiro, o ministro Marco Aurélio de Mello – do TSE e do Supremo Tribunal Federal – apresentou parecer contrário à regra da verticalização. O julgamento foi suspenso porque o ministro do TSE Caputo Bastos pediu vista do processo. Marco Aurélio lembra que depois disso duas sessões foram realizadas e argumenta que já houve tempo suficiente para o ministro Caputo aprofundar-se sobre o tema e pondera que o Tribunal precisa dar uma resposta à consulta.

"Um pedido de vista não pode se transformar em um perdido de vista. Vou colocar na reunião de amanhã (hoje) a necessidade de o TSE enfrentar o problema e decidir já. Se quiser repetir 2002, que o faça, mas o tribunal não pode se omitir", afirmou Marco Aurélio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]