• Carregando...
Lotes com produtos adulterados continuam a ser recolhidos no Rio Grande do Sul | Vinicius Roratto/Correio do Povo
Lotes com produtos adulterados continuam a ser recolhidos no Rio Grande do Sul| Foto: Vinicius Roratto/Correio do Povo

A fiscalização do Ministério da Agricultura detectou fraude em mais duas amostras de leite cru entre 30 análises feitas em laticínios do Rio Grande do Sul. A diretora substituta do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Judi Nóbrega, informou que os testes de laboratório realizados na quinta-feira confirmaram a adição de ureia fertilizante, que contém formol, em laticínios dos municípios de Crissiumal e Selbach.

Judi disse que o governo vai intensificar a fiscalização e que realizará uma reunião nacional de todo setor, em Brasília, para discutir novos parâmetros de testes de controle de adulteração no leite, além de debater a remuneração do transportador de leite por volume entregue nos laticínios, uma prática comum no Rio Grande do Sul.

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, observa que a relação entre laticínios e transportadores é de natureza privada, mas destacou a importância da discussão sobre a figura do "atravessador" que existe no setor lácteo gaúcho. No estado, existem empresas que compram leite do produtor, transportam e vendem aos laticínios. Ele alerta que este tipo de relação comercial pode levar o transportador a praticar fraudes para aumentar o volume de leite que está sendo entregue e por isso defende que o pagamento seja feito apenas com base no valor do frete.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]