• Carregando...

São Miguel do Iguaçu – Cerca de 100 policiais federais, militares e florestais retiraram na manhã de ontem um grupo de 50 índios avá-guarani do Parque Nacional do Iguaçu, região de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do estado. Os policiais desmontaram 12 barracas na mata e levaram os índios de volta à reserva de Santa Rosa do Ocoí, situada na região, em um ônibus fretado. Ao chegar na aldeia, alguns índios se rebelaram e atiraram pedras e flechas contra os agentes, deixando três policiais federais feridos. No revide, quatro índios foram atingidos por balas de borracha.

O cacique da tribo, Simão Retã Tupã, foi autuado por ter tentado retirar a arma de um policial. Durante parte da tarde de ontem, os índios impediram que a polícia retirasse da aldeia o ônibus usado para transportá-los. Eles chegaram a tentar manter o motorista do veículo como refém.

A polícia foi acionada para cumprir o mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu, a pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os indígenas estavam acampados no parque desde 3 de setembro com intuito de reivindicar um local maior para viver. A reserva de Santa Rosa do Ocoí, onde as 134 famílias da tribo moram, tem apenas 231 hectares.

Toda a ação foi tensa, mas, depois da confusão, os índios deixaram o local. Homens, mulheres e crianças saíram da mata contrariados e tristes. Alguns carregavam cachorros e galinhas. Antes de deixar a área, os índios rezaram e dançaram em um ritual comandado pelo pajé. O cacique chegou a rogar uma praga contra Itaipu, afirmando que a usina irá ruir em três dias.

O diretor do parque, Jorge Pegoraro, diz que apesar da desocupação, a Polícia Florestal vai permanecer por um tempo no local para evitar uma nova invasão. Segundo ele, em uma rápida vistoria feita na área ocupada foram encontradas quatro cotias abatidas pelos índios.

O impasse envolvendo os avá-guarani só deve ser resolvido após a Fundação Nacional do Índio (Funai) adquirir uma nova área para a tribo. Nenhum representante do órgão acompanhou a retirada dos índios do parque.

Em Santa Helena, outro grupo avá-guarani ocupou uma área da Itaipu esta semana. Os índios da tribo foram transferidos para a reserva de Santa Rosa do Ocoí em 1982, devido à formação do Lago de Itaipu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]