• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

O Paraná tem, sim, carnaval. E os quatro dias de folia no estado terminaram com saldo positivo nas cidades do Litoral. A Banda de Guaratuba levou 500 mil pessoas às ruas da cidade na segunda-feira à noite, segundo estimativa da prefeitura. Apesar do furo da Caiobanda no domingo, os veranistas que aproveitam o feriado em Matinhos puderam curtir o batuque do bloco curitibano Garibaldis & Sacis, grupo já incorporado de forma definitiva ao carnaval de Curitiba. Em Paranaguá, única cidade do litoral do estado a contar com uma competição entre escolas de samba, a campeã foi a Unidos da Ilha. Em Antonina, o tradicional bloco das Escandalosas animou ontem à tarde a folia com a irreverência de dezenas de marmanjos travestidos de mulher.

As Escandalosas de Antonina

As saias tomaram conta da avenida na terceira noite do carnaval de rua de Antonina, no Litoral do Paraná. Uma multidão se reuniu para assistir ao tradicional concurso das Escandalosas, uma das noites mais esperadas pelos foliões, quando marmanjos vestidos de mulher desfilam diante de um júri composto pelas madrinhas de bateria da cidade. Entre os 60 inscritos, estreantes e veteranos garantiram a diversão de milhares de pessoas na noite da segunda-feira. Apesar das boas produções individuais, o troféu das Escandalosas foi para um grupo de três amigos e três irmãos, caracterizados de Globelezas. A confecção dos macacões pretos decorados, trabalho que levou oito dias. No meio do público, 11 Paquitas da Xuxa carregavam uma placa à procura de "Paquito$".

Meio milhão

A Banda de Guaratuba atraiu cerca de 500 mil pessoas para a avenida na noite de segunda-feira, segundo estimativa da prefeitura local. Além do trio elétrico da banda, a festa contou com outro trio elétrico e com a apresentação da escola de samba Unidos de Guaratuba. Como manda a tradição, o trio elétrico saiu da Rua Ponta Grossa e foi até a praça da cidade. Perto do fim da festa, houve uma queima de fogos de artifício. A festa aconteceu mesmo depois da morte de um jovem na apresentação do trio elétrico no domingo. Baleada, a vítima morreu no local. O movimento no Ferry Boat que liga Guaratuba a Matinhos também foi intenso na segunda, com um número grande de pessoas que fizeram a travessia a pé.

Chuva adia desfile das campeãs

Bruna Komarchesqui

Por causa da forte chuva que caiu sobre Paranaguá ontem à noite, o desfile das escolas campeãs do carnaval foi cancelado e deve ser remarcado para o fim de semana. A noite seria aberta pela campeã do grupo de acesso, a Mocidade do Jardim Santa Rosa. Em seguida, desfilariam a vice do grupo especial, Filhos da Gaviões, e a campeã União da Ilha.

A nova data e horário do desfile e da premiação se­­rão definidos hoje pela organização. Segundo a Guarda Civil de Paranaguá, que fazia a segurança do sam­­bódromo montado na Avenida Arthur de Abreu, o alagamento causado pela chuva torrencial inviabilizou a passagem das escolas de samba.

Comerciantes que montaram barraquinhas no entorno foram prejudicados. Enquanto se protege da água, a vendedora de espetinhos Jessica Mariano dos Santos conta que não conseguiu comercializar nada.

"Hoje foi só prejuízo, o único que saiu foi um que comi agora. Só vendeu bem no dia do desfile das escolas, foram três mil espetinhos."

Apuração

Depois de obter nota 10 em quase todos os quesitos, a União da Ilha sagrou-se campeã do desfile das escolas de samba Paranaguá. Com o enredo "A saga de um povo: uma civilização com a dádiva do Nilo, vem minha Ilha conquistar seu coração", a agremiação foi a que mais agradou os jurados, entre as cinco escolas do grupo especial da cidade.

Em segundo lugar ficou a Filhos da Gaviões, seguida por Ponta do Caju, Acadêmicos do Litoral e Leão da Estradinha. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Pa­­ranaguá, nenhuma escola foi rebaixada neste ano. A Mocidade do Jardim Santa Rosa, que no sábado desfilou entre as três escolas do grupo de acesso, passou para o grupo especial que, no próximo carnaval, terá seis agremiações.

Única cidade do litoral com disputa entre as escolas de samba neste carnaval, Paranaguá repassou R$ 40 mil para cada agremiação do grupo especial e mais duas do grupo de acesso – Império do Irajá e Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa. Por determinação da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP), a estreante Apiacas do Jardim Guaraítuba deve desfilar por dois anos sem ajuda do poder público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]