Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carnaval

Folia no interior leva até 70 mil às ruas

Festas populares nas cidades pequenas têm público de dar inveja ao carnaval da capital

Saiba mais sobre a Rua Dias da Rocha Filho |
Saiba mais sobre a Rua Dias da Rocha Filho (Foto: )

No interior do estado, o carnaval será comemorado principalmente em bailes de clubes. Entretanto, algumas cidades mantêm a tradição do desfile na rua, como Tibagi, nos Campos Gerais. Nas arquibancadas montadas nas praças 18 de Março e Leopoldo Mercer, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo espera receber 70 mil pessoas – um público de dar inveja ao carnaval de rua de Curitiba, cujos desfiles ocorreram ontem à noite. O investimento da prefeitura, segundo a secretaria Cecília Nanuzi Pavesi, fica próximo de R$ 200 mil – R$ 100 mil a menos do que no ano passado, quando 30 dos 500 metros de extensão de uma das arquibancadas caíram, ferindo 36 pessoas e matando um cachorro.

Ao contrário do ano passado, quando as tendas foram fechadas e foi cobrado ingresso aos visitantes, elas serão novamente abertas e o acesso ao público será gratuito. "Pelas nossas pesquisas, o público prefere que as tendas sejam abertas", comenta a secretária.

Também não serão pagos cachês a convidados, como em 2006, quando desfilou em Tibagi a ex-BBB Helena Louro. Mesmo assim, Cecília acrescenta que o carnaval terá o "mesmo brilho" dos anos anteriores. Com o tema "O Rio te espera em Tibagi", o carnaval deste ano terá quatro escolas – uma a mais que no ano passado – que vão homenagear as agremiações do Rio de Janeiro. Conforme o carnavalesco e coordenador do desfile, José Reale Filho, 35 pessoas da comunidade trabalharam 14 horas por dia para dar o acabamento aos quatro carros alegóricos, às fantasias e adereços. Muitos trabalhadores, além de estarem envolvidos com o carnaval desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as confecções, devem desfilar. Pelo menos 1,2 mil pessoas vão para a avenida. O desfile acontece domingo, a partir das 20 horas.

Em Cascavel, no Oeste do estado, serão três blocos e três escolas de samba –, uma convidada de Foz do Iguaçu e outra de Umuarama. As escolas de samba Unidos da Vila (Cascavel), Unidos da Vila Tiradentes (Umuarama) e Grande Três Lagoas (Foz do Iguaçu) e os blocos dos Artistas, Mukifo e Tuiuti serão os destaques. O desfile acontece segunda-feira, a partir das 20 horas, no calçadão da Avenida Brasil.

O tema do carnaval 2007 é "Do erudito ao popular, na arte e na cultura fazendo um povo feliz". A folia na cidade começa hoje nos bairros Morumbi e São Cristóvão com animação de um trio elétrico. Domingo, o trio elétrico se desloca para o Lago Municipal e em seguida ao Parque São Paulo.

Em Santa Helena, também no Oeste, o carnaval tem como tema o "Carnaval Terra das Águas". A festa será aberta hoje e termina na terça-feira no gramadão do balneário do lago de Itaipu. A expectativa é de que 20 mil pessoas se divirtam nas quatro noites de folia, que terão a animação da banda Hora Nacional.

Em Umuarama, no Noroeste do estado, o desfile de rua resiste graças à dedicação do casal Armando da Silva e Marilza Barros Silva. Os dois são responsáveis por levar para a Avenida Paraná a escola Unidos da Vila Tiradentes, com cerca de 140 componentes. Para pôr a escola na avenida, Armando teve de reciclar as fantasias do ano passado e consertar os instrumentos. O tema do desfile será os índios da tribo Xetás.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.