• Carregando...
Saiba mais sobre a Rua Dias da Rocha Filho |
Saiba mais sobre a Rua Dias da Rocha Filho| Foto:

No interior do estado, o carnaval será comemorado principalmente em bailes de clubes. Entretanto, algumas cidades mantêm a tradição do desfile na rua, como Tibagi, nos Campos Gerais. Nas arquibancadas montadas nas praças 18 de Março e Leopoldo Mercer, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo espera receber 70 mil pessoas – um público de dar inveja ao carnaval de rua de Curitiba, cujos desfiles ocorreram ontem à noite. O investimento da prefeitura, segundo a secretaria Cecília Nanuzi Pavesi, fica próximo de R$ 200 mil – R$ 100 mil a menos do que no ano passado, quando 30 dos 500 metros de extensão de uma das arquibancadas caíram, ferindo 36 pessoas e matando um cachorro.

Ao contrário do ano passado, quando as tendas foram fechadas e foi cobrado ingresso aos visitantes, elas serão novamente abertas e o acesso ao público será gratuito. "Pelas nossas pesquisas, o público prefere que as tendas sejam abertas", comenta a secretária.

Também não serão pagos cachês a convidados, como em 2006, quando desfilou em Tibagi a ex-BBB Helena Louro. Mesmo assim, Cecília acrescenta que o carnaval terá o "mesmo brilho" dos anos anteriores. Com o tema "O Rio te espera em Tibagi", o carnaval deste ano terá quatro escolas – uma a mais que no ano passado – que vão homenagear as agremiações do Rio de Janeiro. Conforme o carnavalesco e coordenador do desfile, José Reale Filho, 35 pessoas da comunidade trabalharam 14 horas por dia para dar o acabamento aos quatro carros alegóricos, às fantasias e adereços. Muitos trabalhadores, além de estarem envolvidos com o carnaval desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as confecções, devem desfilar. Pelo menos 1,2 mil pessoas vão para a avenida. O desfile acontece domingo, a partir das 20 horas.

Em Cascavel, no Oeste do estado, serão três blocos e três escolas de samba –, uma convidada de Foz do Iguaçu e outra de Umuarama. As escolas de samba Unidos da Vila (Cascavel), Unidos da Vila Tiradentes (Umuarama) e Grande Três Lagoas (Foz do Iguaçu) e os blocos dos Artistas, Mukifo e Tuiuti serão os destaques. O desfile acontece segunda-feira, a partir das 20 horas, no calçadão da Avenida Brasil.

O tema do carnaval 2007 é "Do erudito ao popular, na arte e na cultura fazendo um povo feliz". A folia na cidade começa hoje nos bairros Morumbi e São Cristóvão com animação de um trio elétrico. Domingo, o trio elétrico se desloca para o Lago Municipal e em seguida ao Parque São Paulo.

Em Santa Helena, também no Oeste, o carnaval tem como tema o "Carnaval Terra das Águas". A festa será aberta hoje e termina na terça-feira no gramadão do balneário do lago de Itaipu. A expectativa é de que 20 mil pessoas se divirtam nas quatro noites de folia, que terão a animação da banda Hora Nacional.

Em Umuarama, no Noroeste do estado, o desfile de rua resiste graças à dedicação do casal Armando da Silva e Marilza Barros Silva. Os dois são responsáveis por levar para a Avenida Paraná a escola Unidos da Vila Tiradentes, com cerca de 140 componentes. Para pôr a escola na avenida, Armando teve de reciclar as fantasias do ano passado e consertar os instrumentos. O tema do desfile será os índios da tribo Xetás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]