• Carregando...
Helicóptero, barcos, carros policiais e armamento específico serão usadas pelo novo grupo policial | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Helicóptero, barcos, carros policiais e armamento específico serão usadas pelo novo grupo policial| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Força Alfa já cumpriu a primeira operação na tarde desta quinta-feira

O governo estadual lançou nesta quinta-feira (16) a Força Alfa – Companhia Independente de Polícia Fronteira, em Guaíra, no Oeste do estado. O grupo especial vai reforçar o policiamento local e apoiará a Polícia Federal (PF) no combate ao contrabando de armas e ao tráfico de drogas nas fronteiras com o Paraguai, Argentina e de divisa com o Mato Grosso do Sul.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), inicialmente 80 policiais permanentes e mais 100 homens da Companhia de Polícia de Choque vão formar a Força Alfa. O investimento é de cerca de R$ 5 milhões. "A jurisdição do combate ao contrabando é nacional, mas o Paraná adota um modelo de integração. É mais um investimento no processo de guarnição de nossas fronteiras, que contam com as forças da Polícia Federal, Receita Federal e as polícias estaduais, policiamento local e Força Alfa, para operações conjuntas no combate à criminalidade e, notadamente, ao narcotráfico", disse o governador Roberto Requião (PMDB), no lançamento do grupo especial.

Policiamento específico

A Força Alfa conta com um helicóptero, barcos, carros policiais e armamento adequado, segundo o governo. Os policiais vão usar uniforme especial de selva para atuação em área de mata e margens de rios. Serão feitas operações terrestres, aéreas e aquáticas, conforme determinações ou planos de operações estabelecidos pelo comando-geral da PM.

De acordo com o Comandante da Força Alfa, major Roberto Sampaio, houve um cuidado especial na escolha dos policiais que compõem a Força Alfa. "Muitos obstáculos podem ser enfrentados, por isso, os policiais foram colocados no limite de suas potencialidades e, agora, estão preparados", disse.

A Força Alfa terá área de atuação na região atendida pelos Batalhões de Polícia Militar (BPMs) e unidades de área como 6.º BPM, 7.º BPM, 8.º BPM, 14.ºBPM, 19.º BPM e 5.ª Companhia Independente de Polícia.

Primeira ação

Policiais da Força Alfa e a Polícia Federal fizeram a primeira ação, nesta quinta-feira (16), nos 170 quilômetros do Lago de Itaipu, entre Foz do Iguaçu e Guaíra. A ação, com helicóptero, barcos e incursões terrestres, teve início à tarde.

A operação percorreu bairros de Guaíra e a região da Ponte Ayrton Senna, na divisa com Mato Grosso do Sul. A criação da Força Alfa já fazia parte do planejamento estratégico da PM, mas ganhou força após a chacina ocorrida no ano passado em Guaíra que resultou em 15 mortes, causadas por disputas pelo tráfico de drogas. Pedidos para um patrulhamento contínuo da fronteira também já havia sido feito pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, ao Ministério da Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]