• Carregando...

Foz do Iguaçu ou Foz do Iguassu? Com cedilha ou dois "s"? A fonética é a mesma, mas uma possível mudança na escrita do nome da cidade é o tema da consulta popular solicitada pelo prefeito de Foz Paulo Mac Donald Ghisi (PDT). A pergunta que está sendo feita é: "Afinal, o prefeito deve ou não sancionar a lei 065.2005 que prevê a mudança de Iguaçu para Iguassu?".

"Eu prefiro mudar para a grafia com dois "s", mas eu não vou contra a decisão do povo (risos). Eles preferem que o nome seja mantido com cedilha", opina o prefeito. A explicação pelo duplo "s" é a mesma do autor do projeto, o vereador Djalma Pastorello (PSDB). "O nome original da cidade era com dois "s" e desta maneira poderíamos retomar o nome de fundação".

Apesar do argumento de resgatar a história, o prefeito e o autor do projeto estão perdendo de goleada. Somente nesta terça-feira (8), durante uma hora de votação, no Centro Comercial de Foz, na Avenida Brasil, 207 pessoas depositaram seus votos nas urnas. Cento e setenta e cinco foram favoráveis à manutenção do "ç" e 32 pessoas foram favoráveis à mudança .

Números Em cinco dias de pesquisa, 3.000 pessoas já foram ouvidas. A grande maioria, 2.686, ou 89,5%, querem que a grafia seja mantida, ou seja, querem Foz do Iguaçu. E apenas 314, ou 10,5%, preferem Foz do Iguassu.

A discussão vai durar, pelo menos, até o dia 19 deste mês, quando o prefeito deve decidir por vetar ou não o projeto de lei. "Se os números finais indicarem para o veto, vou vetar, mas o projeto pode ser reapresentado na Câmara dos Vereadores em 2006", conta Mac Donald.

Participe E você prefere Foz do Iguaçu ou Foz do Iguassu? Participe da nossa enquete e dê o seu voto. Da primeira vez que a Gazeta do Povo Online realizou a enquete, o prefeito citou, no dia 25 de outubro, no site da Prefeitura de Foz o resultado.

"A Gazeta do Povo On Line, do Grupo RPC, colocou na internet a pergunta: Se você fosse prefeito de Foz sancionaria a lei que muda o nome da cidade para Foz do Iguassu? O resultado apontou que 1.019 pessoas ou 80% dos participantes afirmaram ser contrários à mudança, enquanto apenas 20%, 252, defendem a alteração da grafia", dizia o site.

"Eu fiquei de olho no resultado. É importante que todos os paranaenses, e até os que são de outros estados, manifestem suas opiniões", concluiu o prefeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]