• Carregando...
Local foi escolhido por José Graziano, diretor da FAO | José Cruz/Abr
Local foi escolhido por José Graziano, diretor da FAO| Foto: José Cruz/Abr

O Paraná vai ser sede da primeira unidade do Centro Tecnológico Demonstrativo de Modelos, da Organização das Nações Unidas para Agri­cultura e Alimentação (FAO), em todo o mundo. O centro será instalado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, junto a um escritório da FAO, e inicialmente terá a missão de dar visibilidade às mais diversas tecnologias produzidas na Região Oeste do estado.

A proposta, segundo o coordenador do Sistema de Gestão e Sustentabilidade da Itaipu Binacional, Erlon de Almeida, é identificar na região um conjunto de unidades produtivas de boas práticas em diferentes cadeias, incluindo preservação e conservação de solo, água, energias renováveis e agricultura. Parceiros como prefeituras, cooperativas, universidades e Emater serão convidados para escolher as unidades. Entre as referências da região estão a produção de mel, suínos, energias renováveis, gestão participativa de bacias e plantio direto.

A partir da catalogação, as unidades serão divulgadas para representantes de outros países visitarem a região. O interesse da FAO, de acordo com Almeida, é fortalecer a relação Sul-Sul, ou seja, entre América Latina, África, Ásia e Oceania. "Para nós, sediar uma unidade é dar visibilidade ao Paraná e à Região Oeste", diz.

Uma das tarefas do centro será compartilhar com outros países os potenciais da região, a fim de que outras pessoas e instituições tenham acesso às experiências paranaenses. Caberá à FAO auxiliar no processo de articulação para garantir a participação de representantes governamentais, com capacidade de decisão, e de entidades não governamentais. Os países parceiros terão acesso a tecnologias e atividades de capacitação.

A criação do centro foi anunciada no início de setembro, em Roma, pelo diretor mundial da FAO, o brasileiro José Graziano. A unidade deverá ser inaugurada em dezembro pelo próprio Graziano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]