• Carregando...

Paris - O governo da França confirmou ontem o fim das operações de busca por corpos de vítimas do voo AF-447 no Oceano Atlântico. Do total de 228 mortos no acidente de 31 de maio de 2009, 154 corpos foram resgatados. Segundo o embaixador francês Philippe Vinogradoff, encarregado do contato com as famílias de vítimas, a última operação de resgate foi encerrada na sexta-feira passada. Ao todo, 102 corpos foram retirados do mar desta vez. Total que se soma aos dois que haviam sido recuperados em abril passado e aos 50 encontrados em junho de 2009, nos dias que se seguiram ao acidente.

"Os trabalhos tiveram uma performance técnica notável", disse Vinogradoff. "É muito difícil falar, sobretudo diante do fato de que muitas famílias não terão os corpos de seus entes." Os corpos resgatados passarão por exames de DNA no Instituto de Pesquisas Criminais da Gendarmerie Nationale assim que chegarem à França, ainda no mês de junho.

Conforme Jorge Pontes, comissário da Polícia Federal (PF) do Brasil em Paris, as informações obtidas há dois anos a partir das amostras de DNA dos parentes poderão ser usadas na identificação dos corpos.

No Rio de Janeiro, o presidente da Associação de Familiares de Vítimas do Voo AF-447, Nelson Faria Marinho, lamentou a decisão de encerrar as buscas. "Ficamos um tanto frustrados porque todos queriam os corpos de seus parentes de volta", afirmou. "Estão todos à espera de que possam ser de seus parentes os corpos recuperados. Mas 74 famílias não os receberão jamais."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]