Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voo 447

França envia navio com equipamentos para buscas de avião

Embarcação "Pourquoi Pas" de cem metros irá auxiliar nas buscas do Airbus A330. Navio permite utilizar um submarino e um robô de exploração

Um navio que permite a exploração do fundo do mar foi requisitado para participar das buscas por destroços do Airbus A330 da Air France, anunciou nesta terça-feira (2) o ministro dos Transportes francês.

O "Pourquoi Pas", uma embarcação de cem metros, se encontra no momento no arquipélago dos Açores e não poderá partir antes da quarta-feira.

Oito dias no mar são necessários para que ele chegue à zona em que estão sendo feitas as buscas, informou o Ifremer (Instituto Francês de Pesquisas para a Exploração do Mar), proprietário do navio em conjunto com a Marinha francesa.

A requisição foi feita depois de as autoridades brasileiras terem anunciado que foram avistados destroços e poltronas de avião a cerca 650 quilômetros de Fernando de Noronha. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou posteriormente que os destroços são do avião da Air France que faria a rota Rio de Janeiro-Paris e desapareceu no domingo à noite.

O comunicado do Ministério dos Transportes francês informa que o "Pourquoi Pas" permite a utilização de equipamentos pesados como o submarino "Nautile" e o robô de exploração "Victor 6000".

Dois aviões de patrulha marítima Atlantique 2 e um avião de vigilância marítima Falcon 50 se revezam atualmente nas buscas sobre a região pesquisada.

Um Awacs, avião de detecção e de comando aéreo, deve também chegar na quarta-feira, vindo de Dacar. Dois navios da Marinha francesa, o TCD Foudre e a fragata de vigilância Ventôse, estarão na região no fim de semana.

De acordo com a Marinha brasileira, a profundidade do oceano no setor onde os destroços foram avistados oscila entre 2.000 e 3.000 metros.

Aviões da Aeronáutica continuam a realizar buscas perto do arquipélago de Fernando de Noronha. Um avião da Marinha americana baseado em Salvador chegou ao Brasil na terça-feira para juntar-se às operações de busca.

Além disso, as autoridades americanas estão fornecendo "apoio de satélites".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.