• Carregando...
Motorista Peterson Macedo levou a van que usa trabalhar para ser abençoada | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Motorista Peterson Macedo levou a van que usa trabalhar para ser abençoada| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

De férias, o motorista Peterson Macedo, de 35 anos, não hesitou em acordar mais cedo nesta sexta-feira (6) para receber a bênção dos capuchinhos dos veículos em Curitiba. Tradicional na cidade, a prática ocorre desde as 6 horas, em frente à Paróquia Nossa Senhora das Mercês.

Acompanhado da esposa e da filha, ele levou a van que usa para transportar estudantes todos os dias para que os freis capuchinhos aspergissem água benta no veículo e orassem por eles. “É uma oportunidade de renovar as energias e garantir a bênção não só para o veículo, mas para as crianças que transportamos. Elas são os maiores tesouros das famílias que atendemos”, disse.

Policiais vencem bolão da Mega-Sena e doam dinheiro para cirurgia de menina

Leia a matéria completa

A bênção segue até às 21 horas, na Avenida Manoel Ribas. Ao todo, 56 capuchinhos estão se revezando na programação. A organização espera que cerca de 20 mil veículos participem durante toda esta sexta-feira . Os condutores envolvidos recebem, após serem atendidos, orações dos motoristas, cujo patrono é São Cristóvão, e de São Francisco de Assis.

O frei Pedro Cezário Palma explica que a iniciativa tem como objetivo proteger os motoristas e chamar também a atenção desse público para a necessidade de respeitar as leis de trânsito. “A bênção não tem sentido mágico. Isso supõe que o motorista haja com respeito. Hoje, vivemos um estresse muito grande no trânsito”, observa.

Gufan, paranaense de 2 mil anos, tem rosto reconstruído com tecnologia 3D

Leia a matéria completa

A tradição foi criada em 1955, quando associava-se a primeira sexta-feira do ano com o azar. A bênção dos veículos, salienta o frei, veio para reverter essa crença. Depois de tanto tempo, a ideia de iniciar ano novo com o pé direito e livre dos riscos que envolvem o trânsito ainda segue bastante presente no imaginário popular.

“Simboliza começar o ano protegido”, define a servidora pública federal Carla Sarturi, 49, que também fez questão de levar o veículo para benzer.

O analista de sistemas Macors Borg, 49, acredita que o que puder dar mais tranquilidade para quem precisa enfrentar o trânsito vale a pena ser buscado. “Essa bênção representa tudo, é de suma importância para nós”, emenda o motorista.

O Santuário São Leopoldo, na Rua Santa Eulália de Barcelona, na Cidade Industrial de Curitiba, também promove nesta sexta-feira a bênção dos veículos. A consagração ocorre desde as 7h e segue até às 21 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]