• Carregando...
Vídeo | TV Paranaense
Vídeo| Foto: TV Paranaense

A queda nas temperaturas, esperada desde março por causa da chegada do outono, vem acompanhada da expectativa de um controle maior da dengue no Paraná, que atingiu recorde histórico, com 10.017 casos confirmados e seis mortes. Segundo especialistas, termômetros indicando menos de 25º C contribuem para que o mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, não se reproduza.

Apesar da expectativa de queda na população do mosquito, representantes de secretarias municipais de Saúde garantem que continuarão os trabalhos de prevenção. Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não informa se promoverá mudanças nas estratégias de controle da dengue ou se as ações serão mantidas.

Três condições são propícias para a ação do mosquito da dengue: temperaturas entre 25ºC e 29º C, chuva intermitente e ventos calmos. O professor Francisco Mendonça, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolve a pesquisa "Dinâmica espacial, monitoramento e controle da dengue na Região Sul do Brasil", frisa que essas condições não estão presentes durante o inverno paranaense.

Leia a reportagem completa no site da versão impressa do jornal Gazeta do Povo (conteúdo restrito para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]