• Carregando...

Os funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mantêm a greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (16). Apenas seis serviços considerados essenciais pelo Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep) são mantidos em todo o estado. A greve foi deflagrada após assembleia da categoria na última terça-feira (9).

De acordo com a secretária do Sisdep Silvia Penerotti a adesão à greve continua alta e todos os serviços essenciais acordados em assembleia estão sendo realizados. Na segunda-feira (15), ela disse que 90% dos servidores em todo o estado estão parados nas 101 Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) do Paraná.

O comando de greve mantém para a população os serviços de primeiro emplacamento para veículo zero quilômetro, liberações de veículos apreendidos pela Polícia Militar (PM), liberação de documentos para veículos de serviços emergenciais (como ambulâncias), renovação de habilitação com vencimento em 30 dias, exames práticos para a primeira habilitação cujo processo vence em 30 dias e recebimento e devolução de habilitação suspensa.

Em nota, o Detran-PR informou que o atendimento foi normal em 68% das 101 Ciretrans do estado, na segunda-feira (15). Em 30 Ciretrans, sedes regionais do órgão, o atendimento foi parcial, sem realização de exames de direção, ou com maior demora para realização de serviços. Dos 967 servidores estatutários, cerca de 200 aderiram ao movimento grevista, o que corresponde a 20% do total. O sindicato mantém que a adesão à greve é maior e que não houve descumprimento do combinado de manter os serviços.

O Detran ainda informou que funcionários que trabalham na área administrativa ou em cidades com menor procura por serviços foram deslocados para as Ciretrans com maior demanda para dar apoio operacional. Os grupos deverão permanecer nas unidades até o dia 23 de dezembro, mesmo com o fim da paralisação. Em Maringá, a Ciretran e o posto descentralizado tiveram os atendimentos suspensos e, em Curitiba, os servidores do posto Hauer foram remanejados para o Tarumã, que oferece todos os serviços de veículos e habilitação. Nesta terça-feira (16), o posto central da Capital e a Ciretran em Maringá estão abertos para atendimento ao usuário.

Na capital, o Detran informou que houve mais demora que o habitual, mas quem procurou o órgão na segunda-feira foi atendido. Foram realizados 750 exames práticos, que já estavam agendados. Houve aumento de 50% nas buscas por vistorias e mais de 580 pessoas foram atendidas par a entrega e solicitação de documentos.

Reivindicações

Entre as reivindicações, os servidores exigem do governo a efetivação de um plano de carreira para a categoria. "Estamos com esse pleito desde 2013, mas o governo não cumpriu. Também há a questão das férias parceladas, progressões e promoções que não são pagas", explica.

Os grevistas ainda reclamam do "tarifaço" aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que aumenta impostos no estado e do desconto de servidores inativos e aposentados, também aprovado pelo legislativo.

Em nota, o Detran informou que o processo de criação do quadro próprio dos funcionários do órgão - o plano de carreira reivindicado pelos servidores - está "na Coordenadoria Técnica Legislativa, da Casa Civil, para redação da mensagem do Executivo a ser encaminhada à Assembleia Legislativa".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]