• Carregando...

Os funcionários públicos federais de Seguridade Social, da Previdência e da Saúde do INSS entram nesta quarta-feira no segundo dia de paralisação. No primeiro dia da greve de 72 horas, 21 das 52 agências no Paraná aderiram ao movimento. Nesta quarta, a tendência é que a paralisação ganhe força e que as agências que já estão em greve permaneçam fechadas até a sexta-feira (2).

Em todas as regiões paranaenses, as manifestações atingiram a expectativa do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná (Sindiprev/PR). A única surpresa, segundo os representantes dos trabalhadores, foi a adesão de servidores da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e do Ministério da Saúde em 11 pontos do estado. O movimento é nacional e atinge outros 18 estados e o Distrito Federal.

Curitiba e interior

Em Curitiba e região metropolitana, todas as 11 agências estiveram fechadas. Apenas as consultas e perícias que já estavam agendadas foram atendidas pelos servidores. No interior do Paraná e em Paranaguá, outros 10 postos do INSS funcionaram da mesma forma. O não-cumprimento do acordo firmado entre o governo federal e a categoria durante a greve do ano passado foi o estopim para a paralisação de três dias, segundo o sindicato. Desde 2005 os servidores pedem a melhoria nas condições de trabalho, com a realização de concurso público para contratação de novos funcionários, além da implantação do novo Plano de Carreira da categoria e reajuste salarial. Além disso, segundo os trabalhadores, parte dos 47,11% de reajuste conquistado pela categoria em decisão judicial já deveriam ter sido pagos.

Defasagem

De acordo com Hélio de Jesus, secretário organizacional do Sindiprev e membro da diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência (Fenasts), "a categoria está defasada no quadro funcional". Seriam necessários cerca de 1.200 funcionários para suprir as necessidades. A respeito da adesão de menos da metade dos postos do INSS na greve, o diretor do Sindiprev/PR, Lincoln Ramos e Silva, afirma que a paralisação está dentro do previsto. "A estimativa inicial era de 80% de postos parados, mas como cada um tem autonomia para decidir se pára ou não, os números que constatamos hoje (terça-feira) estão dentro de uma normalidade", assegura Silva.

Para o diretor, a única surpresa foi a adesão dos funcionários da Funasa e do Ministério da Saúde no interior do estado. "Isso mostra que o descontentamento vai além do que a gente imagina", desabafa. Silva complementa que para os próximos dois dias os níveis de adesão devem subir. Após os três dias de greve, no sábado (3), os servidores vão avaliar os níveis de adesão e impacto da paralisação, para então discutirem a possibilidade ou não de uma greve geral e por tempo indeterminado. "Essa paralisação serve apenas como um alerta para o governo federal. Queremos é que o governo volte a negociar e cumpra os acordos já firmados conosco, apenas isso. Se não formos ouvidos, uma greve por tempo indeterminado não está descartada", finaliza o diretor do Sindiprev/PR.

O levantamento sobre o índice de participação dos funcionários em âmbito nacional ainda está sendo feito. Para a população, o INSS oferece o telefone 0800-78-0191, no qual é possível obter informações sobre quais serviços estarão funcionando em cada cidade.

Agências em greve em Curitiba

Visconde de GuarapuavaCândido LopesHauerJoão NegrãoXV de Novembro

Agências em greve na Grande Curitiba

AraucáriaColomboCampo LargoSão José dos PinhaisFazenda Rio Grande

Agência em greve no Litoral

Paranaguá

Agências em greve no interior do Paraná

Foz do IguaçuMaringáLondrina – Centro e Shangli-laRolândiaJacarezinhoCornélio ProcópioApucaranaPonta GrossaGuarapuava

Agências que funcionaram normalmente na terça-feira

Assis ChateaubriandCascavelFrancisco BeltrãoMedianeiraPato BrancoRealezaToledoGuaíraMangueirinhaMarechal Cândido RondonSanto Antônio do SudoesteCampo MourãoCianorteGoioerêLuandaParanavaíUmuaramaColoradoArapongasIvaiporãBandeirantesCambeIratiJaguariaivaLaranjeiras do SulTelêmaco BorbaUnião da VitóriaCastroIbaitiPitangaPalmas

Veja na matéria em vídeo do Paraná TV como foi a situação nas agências do INSS paranaenses neste primeiro dia de greve

Confira como estão as outras greves no Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]