• Carregando...

Cascavel – Técnicos de Furnas recuperaram ontem à tarde, no interior de Toledo, no Oeste do Estado, o primeiro dos três circuitos danificados pelo forte temporal que atingiu a região na última sexta-feira à noite. A previsão da empresa é energizar os circuitos restantes até sexta-feira. Os técnicos da Copel também seguem recuperando quatro torres derrubadas pela força do vento entre Cascavel e Toledo.

Furnas montou uma operação de guerra para recuperar os três dos cinco circuitos que transmitem energia elétrica de Itaipu para as regiões Sul e Sudeste do País – o acidente obrigou a direção de Itaipu a reduzir em quase 50% a produção de energia elétrica. Aproximadamente 200 trabalhadores oriundos de diversos estados participaram do trabalho de montagem das torres.

Os operários concluíram a montagem da primeira ontem à noite em Toledo. A linha de corrente alternada que faz parte do circuito 3, de 765 kV, ligando Foz do Iguaçu (Oeste) a Ivaiporã (centro), foi restabelecida às 14h04 de ontem, segundo o Centro de Operação do Sistema. "O técnicos de Furnas continuam trabalhando na recuperação das demais torres de transmissão danificadas", disse Vanderlei de Castro Teodoro, supervisor de Furnas em Foz do Iguaçu.

As equipes da Copel também trabalham 24 horas por dia para montar as quatro torres derrubadas – duas em Cascavel e duas em Toledo. Em Cascavel, a companhia montou um centro de operações num barracão cedido por um agricultor. "Esperamos energizar as duas linhas até a próxima sexta-feira", informou Sérgio Fontana, supervisor de Linhas da Copel.

Os técnicos da Copel estão concluindo as escavações e o nivelamento dos locais onde serão montadas as novas torres, que medem 25 metros de altura e pesam 4 toneladas cada. O temporal deixou um rastro de destruição nos dois municípios. Em Cascavel, a Defesa Civil atendeu, até ontem à tarde, 318 ocorrências, sendo 170 casas destelhadas parcial e totalmente. Em Toledo, a Defesa Civil registrou 715 atendimentos. Em Marechal Cândido Rondon, 75 casas e prédios comerciais foram atingidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]