• Carregando...
E se as saliências da sinalização tátil já existente em tantas cidades ganhasse alguns leds? Uma agência australiana pensou nisso, com foco nos usuários de smartphone e jogadores de Pokemón GO. | Reprodução/Vídeo /Büro North
E se as saliências da sinalização tátil já existente em tantas cidades ganhasse alguns leds? Uma agência australiana pensou nisso, com foco nos usuários de smartphone e jogadores de Pokemón GO.| Foto: Reprodução/Vídeo /Büro North

Com o crescimento dos usuários de smartphone e depois do lançamento do aplicativo do Pokemón GO em Melbourne, na Austrália, a agência de design Büro North, com sede na cidade e atuação local e internacional, viu que algo precisava ser feito para evitar acidentes de trânsito. Os criadores da agência partiram do desenho já existente da sinalização tátil e dos semáforos para pedestres para criar o Smart Tactile Paving: o sistema, instalado no chão, faz acender leds em vermelho e verde para avisar os usuários de smartphone sobre a hora certa de atravessar o cruzamento. “Nós nos demos conta que contávamos com uma infraestrutura redundante, que não evoluiu ou se adaptou para acompanhar a mudança de comportamento dos seres humanos”, disse o diretor da Büro North, Soren Luckins, ao site especializado em arquitetura e design Dezeen .

Na Austrália, 3,5 mil pedestres se machucam seriamente todos os anos e um em cada três deles admitiu em pesquisas oficiais que usa o celular quando está atravessando cruzamentos. Desde a sua estreia por lá, no início de julho, o Pokemón GO já colaborou para algumas dezenas de acidentes. O último a ser divulgado na imprensa local envolveu um jovem de 19 anos que, distraído com o jogo, ultrapassou uma rotatória, arrebentou uma cerca e bateu em uma sala de aula de uma escola secundária de Melbourne. Por sorte, a sala estava vazia no momento do acidente.

À Gazeta do Povo, Luckins disse que a agência tem conversado com algumas cidades australianas e também outras duas dos Estados Unidos para a implantação de um projeto-piloto do Smart Tactile Paving, mas que ainda não há nada certo.

Veja o vídeo com o sistema anti-Pokemón GO

Mas esta não é a primeira ideia de sinalização de trânsito voltada para os usuários de smartphone. Em abril, Futuro das Cidades mostrou um sistema semelhante em teste ao longo do trem urbano do vilarejo de Ausburg, na Alemanha.

Como podem ser vistas de longe, as luzes instaladas em duas das estações de trem de Ausburg servem para alertar não só usuários de smartphones, como também ciclistas destraídos.Thomas Hosemann/SWA/Divulgação

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que, no geral, 98% dos acidentes são causados por erro ou negligência humana, incluindo, em primeiro lugar no ranking, o (mau) hábito de mandar mensagens ou fazer ligações ao volante. Imagina quando o Pokemón GO chegar o país.

BURO NORTH — Smart Tactile Paving from Büro North on Vimeo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]