• Carregando...
Essa é uma das imagens de como deverá ficar o trecho na via Georges Pompidou às margens do Sena após a instalação do calçadão. Ela foi divulgada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em seu twitter no último dia 26 de setembro. | Reprodução/Twitter
Essa é uma das imagens de como deverá ficar o trecho na via Georges Pompidou às margens do Sena após a instalação do calçadão. Ela foi divulgada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em seu twitter no último dia 26 de setembro.| Foto: Reprodução/Twitter

No último dia 26 de setembro, o Conselho de Paris aprovou a “pedestrianização” de um trecho de 3,3 quilômetros na margem direita do Rio Sena – vias por onde passavam, em média, 43 mil veículos por dia serão transformadas“calçadão”. A ideia foi anunciada pela primeira vez em 2015, pela prefeita Anne Hidalgo, sob influência da 21.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 21 e como uma das medidas antipoluição da capital francesa para os próximos anos. O trecho escolhido engloba pontos turísticos importantes da cidade: compreende o Túnel das Tulherias e a via Georges Pompidou, passando pelo Museu do Louvre, até a saída do túnel Enrique 4.º, perto da Praça da Bastilha.

A Georges Pompidou é a mesma que recebeu as praias artificiais do verão parisiense. Da metade de setembro para cá, período em que a programação de verão acabou mas a via não reabriu para os carros, foi possível estudar os possíveis impactos do projeto. Ainda assim, o plano é observar ainda por seis meses os efeitos da ideia em termos de trânsito e segurança, avisou o chefe de Polícia da cidade, Michel Cadot. Ao Le Monde, ele disse que o período de avaliação é essencial para verificar o impacto do projeto. As medições feitas até agora indicam que algumas rotas nas proximidades do trecho que será fechado poderão ter o tempo de travessia aumentado em até 7 minutos. O comitê técnico que vai acompanhar o período de teste de seis meses do projeto foi instalado na última segunda-feira (3).

LEIA MAIS em Futuro das Cidades

Contra a poluição, cidade vai tirar os carros velhos da rua

Curitiba quer transformar carro elétrico em transporte público

Londres fechará principal rua comercial para os carros. Que efeito tem isso?

Pelo Google Maps é possível ter uma ideia do trajeto.

Uma pesquisa realizada ainda no mês de setembro pelo Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP) e divulgada pelo Le Monde mostrou que 55% dos parisienses simpatizam com o projeto. Ainda em abril, outro levantamento tinha apontado um número maior, 60%. A aprovação parece ter sido afetada por um teste, feito em julho, com o fechamento parcial da Georges Pompidou. Entre os entrevistados que moram na região, porém, o projeto ainda conta com o apoio de 62%.

Além de proibir a circulação de veículos automotores nesse trecho das margens do Rio Sena, o projeto prevê a construção de um verdadeiro parque num espaço de mais de 8 mil metros quadrados que será deixado pelos carros, com passarelas e vegetação, tudo estimado em cerca de 8 milhões euros.

Justificativas

Segundo dados da prefeitura de Paris, a poluição atmosférica é responsável por 2,5 mil mortes ao ano na cidade, sem contar a região metropolitana da capital francesa, que é grande. A maior parte dessa poluição é causada pelas emissões de veículos automotores. Carros, ônibus, vans e outros tipos de transporte terrestre enchem o ar da capital francesa com 65% do total de dióxido de nitrogênio e 51% do total de partículas poluidoras (as chamadas PM10) hoje presentes na atmosfera da cidade. Na Champs-Elysees, e no restante da capital francesa, esses dois elementos poluidores superaram os limites definidos pela União Europeia de 40 microgramas por metro cúbico em 2015. Na maioria das áreas, a quantidade diária de PM10 tem excedido 50 microgramas por metro cúbico por 10 a 20 dias ao ano, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera esse nível de partículas tolerável por apenas três dias ao ano.

Paris inaugura primeiro trecho de “superciclovia”

Em Paris, a diversão mora nos subúrbios

Praias de Paris fazem espaço público ganhar novos significados após os ataques em Nice

As medidas antipoluição da cidade começaram, ainda no ano passado, com foco nos fins de semana e já começaram a dar resultado. Aos domingos, quando várias ruas ficam fechadas para os carros na cidade, as emissões caem até 40%.

Também nos fins de semana, desde julho deste ano, carros registrados antes de outubro de 1997 e motos cadastradas antes de junho de 1999 estão proibidos de circular em Paris. Em 2020, a cidade espera que apenas os carros de zero-emissão ou aqueles movidos a derivados do petróleo fabricados a partir de janeiro de 2011 estejam circulando nas ruas da cidades nos fins de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]