• Carregando...
Paris sofre há mais de uma semana por uma nuvem de partículas finas no ar que superam o nível de alerta (80 microgramas/m3). | BERTRAND GUAY/AFP
Paris sofre há mais de uma semana por uma nuvem de partículas finas no ar que superam o nível de alerta (80 microgramas/m3).| Foto: BERTRAND GUAY/AFP

Paris vai sair no fim de semana do pior e mais prolongado episódio de poluição invernal da última década, segundo a agência de monitoramento da qualidade do ar, que, no entanto, permanece prudente sobre as previsões para a próxima semana.“As emissões de partículas finas geralmente caem no fim de semana, pela redução do tráfego, e esperamos ventos que dispersarão uma parte da poluição”, afirmou à AFP Amélie Fritz, da Airparif.“Mas devemos permanecer vigilantes para a próxima semana”, em função da evolução das condições meteorológicas, completou.

Paris sofre há mais de uma semana por uma nuvem de partículas finas no ar que superam o nível de alerta (80 microgramas/m3). As autoridades adotaram várias medidas para frear a poluição, incluindo o rodízio de veículos e a gratuidade dos transportes públicos.

Paris transforma trecho às margens do Sena e próximo ao Louvre em calçadão

Contra a poluição, cidade vai tirar os carros velhos da rua

Exercícios ao ar livre podem compensar efeitos da poluição nas cidades, diz estudo

LEIA MAIS sobre o Futuro das Cidades

O episódio se deve a um aumento na emissão de partículas causado pelo tráfego e pela calefação com lenha, e por persistentes condições meteorológicas – clima frio e poucos ventos. O vento de sábado deve levar parte das partículas, que podem provocar asma, alergias, doenças respiratórias ou cardiovasculares e câncer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é responsável por 42 mil mortes prematuras na França por ano.

Mesmo assim, o nível de poluição registrado em Paris esta semana (recorde de 146 partículas/m3 no dia 1 de dezembro) está muito abaixo dos registrados em cidades como Pequim e Nova Délhi. No início do mês, os indicadores de partículas finas no ar em Nova Délhi superaram pela primeira vez a barreira de 1.000 microgramas/m3, o que equivale a mais de 10 vezes os valores recomendados pela OMS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]