• Carregando...

Foi lançado nesta quinta-feira (28), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o primeiro Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Brasil. O objetivo do GGI é garantir a segurança na área de fronteira do Paraná com Argentina e Paraguai. Para que isso seja possível, haverá uma integração entre as forças de segurança nacional, estadual e municipal.

No encontro que marcou o lançamento estiveram presentes o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e os secretários estaduais da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, e da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes.

O objetivo do GGI é atuar no combate ao crime organizado e contra o tráfico de armas e drogas. Para Cardozo, a integração permite uma melhor gestão dos recursos financeiros e humanos. O estado foi o escolhido para receber o primeiro gabinete porque boa parte das drogas e armas ilegais vendidas no Brasil chegam ao país pela fronteira paranaense. O segundo GGI deve ser lançado nesta sexta-feira (29) no estado do Mato Grosso.

O GGI de Fronteira do Paraná terá sede em Foz do Iguaçu e bases operacionais em Barracão e Guaíra. Além do GGI na fronteira, em breve deverão ser criados mais dois gabinetes no estado, um para coordenar as ações em todo o Paraná e outro só para o Litoral.Batalhão da PM na fronteira

O governador Beto Richa aproveitou o lançamento do GGI para anunciar que, até o fim do ano, deverá ser criado um batalhão da Polícia Militar (PM) para atender os 19 municípios da região da fronteira. O núcleo deverá contar com 500 policiais. Os novos policiais devem ser selecionados em concurso público.

Richa também pediu ao ministro da Justiça o repasse de R$ 118 milhões do governo federal para investimentos na área de segurança pública do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]