• Carregando...
Garça branca avistada no Passeio Público em processo de construção de ninho | Joel Rocha/SMCS
Garça branca avistada no Passeio Público em processo de construção de ninho| Foto: Joel Rocha/SMCS
  • Todos os anos as aves podem ser vistas no local até o mês de setembro

Além dos animais do minizoológico, os freqüentadores do Passeio Público, no Centro de Curitiba, podem apreciar a beleza de outra espécie nesta época do ano. Um bando de garças brancas, apesar de viver livremente na natureza, utiliza anualmente o parque como local de reprodução. As colônias das aves só se desfazem quando os filhotes nascidos alçam voo sozinhos, o que geralmente ocorre no mês de setembro.

De acordo com a secretaria municipal do meio ambiente, as garças brancas são nativas da região de Curitiba. A escolha do Passeio Público como dormitório e local de reprodução, entretanto, ainda é considerado um mistério pelos técnicos da pasta.

"Isso acontece religiosamente há muito anos, e ninguém sabe ao certo por que as garças escolherem o Passeio Público como berçário, sendo que existem outros lugares semelhantes que elas também poderiam usar", afirmou o ornitólogo Pedro Scherer Neto, à agência de notícias da prefeitura.

Os animais já começaram a fazer ninhos em cima das copas das árvores do mais antigo parque da cidade. Basta o visitante do Passeio Público olhar mais atentamente para ver as aves voando de uma árvore a outra, trabalhando na construção dos ninhos, ou em postura para botar ovos. De acordo com a secretaria de meio ambiente, em geral as garças brancas procuram viver em locais com lagos, de onde tiram o alimento. A espécie se alimenta de peixes, répteis e anfíbios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]