• Carregando...

Mudanças no trânsito

Com a realização do pré-carnaval, o trânsito na região sofre mudanças nos cinco domingos de pré-carnaval. A partir das 14 horas, serão bloqueadas para o tráfego de veículos algumas ruas do entorno, além da Marechal.

A Rua Marechal Deodoro fica fechada entre a Rua João Negrão e a Avenida Marechal Floriano Peixoto. O bloqueio valerá até as 22 horas e valem para todos os domingos de pré-carnaval e também para os desfiles de Carnaval.

Ficam fechadas também a Rua Barão do Rio Branco, na quadra entre a José Loureiro e Marechal Deodoro, e a parte da Rua Monsenhor Celso que dá acesso à Rua José Loureiro.

Carnaval em Curitiba

Desfile oficial

1º de março.

A partir das 18 horas. Gratuito.

Garibaldis e Sacis

9, 16 e 23 de fevereiro.

Das 14 h às 19 horas. Gratuito.

Curitiba Rock Carnival

De 1º a 3 de março. Das 13 h às 22 horas. Gratuito.

Curitiba elege rei e rainha do Carnaval 2014

A eleição do Cortejo Real do Carnaval 2014 de Curitiba ocorreu na noite de sexta-feira (7), no Memorial de Curitiba. A capital já tem Rei Momo e a Rainha do Carnaval.

Leia a matéria completa.

      O primeiro dos cinco desfiles de 2014 do bloco curitibano de pré-carnaval Garibaldis e Sacis acontece neste domingo (9). Pela primeira vez, o grupo deixa de reunir os foliões no Largo da Ordem e passa a percorrer um trecho da Rua Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba.

      O desfile começa às 16 horas e terá, além da apresentação do Garibaldis e Sacis, o acompanhamento da Orquestra Contemporânea de Olinda.

      Veja fotos do bloco Garibaldis e Sacis

      Confira as mudanças nas linhas de ônibus

      Esta será a primeira apresentação oficial do bloco depois de o grupo deixar o Largo da Ordem. A mudança ocorre quando o bloco completa 15 anos. No ano passado, 7 mil pessoas estiveram no desfile. O motivo da mudança, de acordo com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) foi o espaço físico, muito apertado para o tamanho do evento.

      A sugestão aos foliões, neste primeiro dia, é que todos escolham as fantasias de bailes de carnaval e vão para a rua. Como sugestão estão fantasias de pierrot e colombina em vermelho e amarelo, as cores do bloco. Os temas dos próximos fins de semanas serão divulgados nas próximas semanas.

      Desfile das escolas de samba será no dia 1º de Março

      Após mais de uma década na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, o carnaval de Curitiba volta à Marechal Deodoro, no dia 1.º de março. O trajeto do desfile oficial das escolas de samba será entre as Ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano, mesmo do pré-carnaval. Cerca de 25 mil pessoas serão esperadas para o dia 1.º de março, em que oito escolas vão desfilar.

      Psychocarnival

      Neste ano, o tradicional Psychocarnival será englobado pelo evento Curitiba Rock Carnival. O evento acontecerá no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, em frente à Praça Eufrásio Correa. Vinte e uma bandas se apresentarão entre os dias 1.º e 3 de março. As britânicas Sharks e King Kurt são as atrações internacionais. As locais Beijo AA Força e Pelebrói Não Sei também estão no line up.

      Além disso, como parte do carnaval alternativo, a Zumbie Walk está confirmada, e acontece no dia 2 de março. Nela, milhares de pessoas costumam se maquiar como zumbis e andar pelas ruas do Centro de Curitiba, especialmente na região da Boca Maldita.

      Garibaldis e Sacis abrem pré-carnaval 2014

      Confira as alterações no período pré-carnavalesco e durante o Carnaval:

      • Linha Turismo – os ônibus double decker vindos da rua Mariano Torres, seguem pela Rua XV de Novembro, até a Rua Presidente Faria, onde dobram à direita e fazem o desvio. Os coletivos procedentes das avenidas Manoel Ribas e Jaime Reis, fazem o percurso normal, sem desvios, pela Alameda Doutor Muricy, Rua Cruz Machado, Praça Tiradentes (onde fica o ponto de partida), e daí por diante.

      • Executivo Aeroporto – com a interdição da Rua Marechal Floriano, os ônibus executivos, no sentido centro, a partir da Rua Mariano Torres desviam pelas ruas Presidente Carlos Cavalcanti (margeando o Passeio Público) e Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, trincheira da Alameda Augusto Stellfeld, ruas Ébano Pereira, Cruz Machado e Alameda Doutor Muricy. A partir daí, retomam o caminho normal pela Rua Cândido Lopes.

      LINHAS DIRETAS

      • Fazendinha/Tamandaré; Barreirinha/São José – nos sentidos Fazendinha e São José, respectivamente, os ligeirinhos vindos pela rua Luiz Leão seguem em frente e desviam pela Rua Tibagi, Travessa Itararé e Rua Pedro Ivo, dobrando à esquerda, na Rua João Negrão, onde estão as estações-tubo defronte ao Terminal Guadalupe.

      • Colombo/CIC - no sentido Colombo, a partir da estação-tubo que fia na Travessa Nestor de Castro, nos fundos da Catedral, os ônibus desviam, nos dias e horários previstos, pela Alameda Augusto Stellfeld, ruas Visconde d Nacar e André de Barros, retomando o caminho normal na rua Desembargador Westphalen.

      • Pinhais/Campo Comprido – no sentido de Campo Comprido, a partir da estação-tubo que fica no cruzamento da Rua Mariano Torres com a Avenida Sete de Setembro, os ligeirinhos desviam pelas ruas Conselheiro Laurindo, Nilo Cairo, Mariano Torres, Presidente Carlos Cavalcanti, Barão do Serro Azul, e retomam ao caminho normal a partir da Travessa Nestor de Castro.

      • Centenário – vindo pela Rua Mariano Torres, segue em frente, pela pista à direita, até o cruzamento com a Rua Conselheiro Araújo, onde dobra à esquerda. Dobra novamente a esquerda, na Rua Tibagi, iniciando o retorno ao bairro, fazendo embarque e desembarque de passageiros na estação-tubo Círculo Militar.

      LINHAS CONVENCIONAIS

      • Marechal Hermes/Santa Efigênia – nos dias e horários de bloqueio por causa dos eventos pré-carnavalescos e do Carnaval, os ônibus dessa linha vindos da rua Cruz Machado, deixam de descer a Alameda Doutor Muricy para seguirem até o ponto inicial, na Avenida Marechal Floriano, ao lado do prédio da Caixa Econômica. A partir da Rua Cruz Machado, contornam a Praça Tiradentes e seguem o caminho normal pela Travessa Tobias de Macedo.

      • Juvevê/Água Verde – sentido Juvevê – ônibus que trafegam pela Avenida |Marechal Floriano, desviam, dobrando à direita, na Rua José Loureiro. Nesse ponto haverá uma parada provisória para embarque e desembarque. O desvio prossegue pelas ruas Conselheiro Laurindo e XV de Novembro, dobrando à direita na Rua Presidente Faria.

      • Cristo Rei – a partir da Rua Conselheiro Laurindo, desvio pelas ruas Benjamim Constant, Mariano Torres, Presidente Carlos Cavalcanti e Barão do Serro Azul, e ainda Travessa Nestor de Castro, Alameda Doutor Muricy e Rua Cândido Lopes.

      • Canal da Música/Vista Alegre – a partir da Rua do Rosário, ônibus contornam a Praça Tiradentes e passam ao lado da Catedral.

      • Cajuru; Tarumã; Alto Tarum㠖 procedentes da Rua XV de Novembro, desviam pela Rua Tibagi, Avenida Visconde de Guarapuava e Avenida Marechal Floriano, por onde chegam aos respectivos pontos, na Rua José Loureiro.

      • Jardim Mercês/Guanabara; Raquel Prado/PUC; Bom Retiro/PUC; Água Verde/Abranches; Ahú/Los Angeles – no sentido centro, procedentes da Avenida Marechal Floriano, todos os ônibus dessas linhas desviam pela Avenida Visconde de Guarapuava, ruas Alferes Poli, Visconde d Nacar (pela canaleta) e Cruz Machado, daí contornando a Praça Tiradentes. Em direção ao sul, a partir da Alameda Doutor Muricy, desvio pela Rua Cândido Lopes, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, Rua Visconde de Nácar e Rua André de Barros.

      • Alcides Munhoz/Jardim Botânico - No sentido Alcides Munhoz, ônibus vindos da Rua XV de Novembro (sentido centro) desviam pelas ruas Presidente Faria, Presidente Carlos Cavalcanti e Barão do Serro Azul, retomando o caminho normal através da Travessa Nestor de Castro. No sentido oposto, a partir da Alameda Doutor Muricy, desvio pela Rua Cândido Lopes, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, Rua Visconde de Nácar e Rua André de Barros.

      • Detran/Vicente Machado; Jardim Social/Batel; Rua XV/Barigui – procedentes da Rua XV, os ônibus desviam pelas ruas Mariano Torres, Presidente Carlos Cavalcanti, Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, trecho da Alameda Augusto Stellfeld, ruas Ébano Pereira e Cruz Machado, Alameda Doutor Muricy, Rua Cândido Lopes, Alameda Doutor Carlos de Carvalho. Ruas Visconde d Nacar e Emiliano Perneta.

      • Itupava/Hospital Militar – após descer, em direção ao centro, pela rua Conselheiro Araújo, faz desvio pelas ruas Presidente Carlos Cavalcanti, Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, trecho da Alameda Augusto Stellfeld, ruas Ébano Pereira e Cruz Machado, Alameda Doutor Muricy, Rua Cândido Lopes, Alameda Doutor Carlos de Carvalho. Ruas Visconde d Nacar e Emiliano Perneta.

      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]