• Carregando...

São Paulo (Folhapress) – O candidato do PMDB à Presidência da República, Anthony Garotinho, tem um encontro marcado hoje com lideranças e militantes do PMDB de São Paulo. Escolhido por meio de consulta informal, o candidato vem ao estado de onde partiu o mais recente desafio a sua candidatura.

Na última reunião da Executiva do PMDB, o presidente do diretório paulista, Orestes Quércia, lançou o nome do ex-presidente da República Itamar Franco como candidatura alternativa do partido para a disputa pelo Planalto nas eleições de outubro. Há ainda outro desafio que o ex-governador do Rio de Janeiro precisa superar: hoje, o PMDB é um partido dividido.

Existem pelo menos dois grupos no interior da legenda: os partidários da candidatura própria e os que defendem que a legenda deve ficar livre para fazer coligações estaduais. Por causa da regra da verticalização, as alianças nos estados devem seguir o acordo feito em nível federal. Para alguns parlamentares dessa legenda, o PMDB não tem um candidato forte para disputar a eleição presidencial.

A seu favor, Garotinho tem o bom desempenho que apresenta nas pesquisas. O último levantamento do Datafolha, divulgado neste fim de semana, revela que ficou mais acirrada a disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial de 2006. A diferença entre Garotinho e o tucano Geraldo Alckmin, que era de 11 pontos na pesquisa anterior, recuou para 5 pontos.

A nova pesquisa mostra que Alckmin aparece em segundo lugar na disputa, com 20% das intenções de voto contra 15% de Garotinho. A redução da diferença entre os dois é reflexo da queda de Alckmin e do avanço de Garotinho nas intenções de voto do eleitorado. No levantamento anterior, Alckmin tinha 23% das intenções de voto e Garotinho aparecia com 12%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, com 40% das intenções de voto – queda de dois pontos em relação à pesquisa anterior.

O levantamento mostrou ainda que, em um eventual segundo turno, Lula venceria tanto Alckmin como Garotinho. Contra Alckmin, Lula venceria por 52% a 37% – diferença de 15 pontos. No cenário contra Garotinho, Lula venceria por 54% a 32% – diferença de 22 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]