• Carregando...

Um menino de 14 anos foi expulso da Biblioteca Pública do Paraná na tarde de quarta-feira por estar jogando xadrez. O garoto foi abordado por um segurança da biblioteca, que teria pedido para ele se retirar. O segurança teria alegado que existe uma norma que proíbe menores de 18 anos de praticarem xadrez no local. Segundo o pai do garoto, o advogado Jé­­ferson Barbosa, o menino é praticante de xadrez e, nas férias, tem se dedicado ao jogo com mais regularidade. "Ele ganhou um torneio na nossa cidade, Campo Largo, e treinava para uma disputa no Rio Grande do Sul."

Na quarta-feira, o rapaz pe­­diu para ir com o pai até Curi­tiba. "Eu fui trabalhar e deixei ele no Clube de Xadrez. Almo­çamos juntos e depois ele foi pra Biblioteca, como fez muitas outras vezes", diz o advogado que, à tarde, recebeu uma ligação do filho. "Ele me ligou chorando, dizendo que estava fora da biblioteca. Que tinha sido expulso. Corri para lá."

Barbosa procurou o diretor do órgão, Cláudio Fajardo, mas não o encontrou. Segun­do o advogado, o segurança teria intimidado o rapaz. "Ele chegou a perguntar se meu filho não sabia ler. Meu filho tentou se explicar, dizendo que era estudante e praticante de xadrez, mas o segurança foi falando: ‘vaza, vai saindo’. Ele empurrou um garoto que estava jogando xadrez para fora da Biblioteca, um espaço público", diz Barbosa, que acionou a polícia e pretende processar o estado, a empresa que faz a segurança no local e o próprio segurança. Barbosa diz que vários dos enxadristas presentes confirmaram a versão do garoto.

Na Biblioteca Pública a informação foi que apenas o diretor Cláudio Fajardo poderia comentar o assunto. Mas ele estaria viajando. O site da Biblioteca na internet traz um guia do usuário com informações sobre o funcionamento do órgão. Não há nenhuma referência a proibição do xadrez para menores de 18 anos.

Importância

O xadrez tem sido cada vez mais utilizado como reforço no aprendizado de crianças e adolescentes. O jogo é adotado pela Secre­taria de Estado da Educação e pelo município de Curitiba, por meio da Se­­cretaria Municipal de Educação, como ferramenta pedagógica nas escolas municipais e estaduais. "O xadrez desenvolve o raciocínio e quanto mais cedo se começar, melhor", diz o presidente do Clu­be de Xadrez de Curitiba, Acyr Rogério Calçado. Ele diz estranhar a suposta proibição do xadrez na bilblioteca. "Eu mesmo comecei a jogar na Biblioteca com 11 anos, antes de vir pra cá. Muita gente começa lá e depois procura o Clube."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]