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Jornalistas das plataformas on-line e impressa compartilham o mesmo ambiente, numa integração que começou em 2006 | Antônio More/Gazeta do Povo
Jornalistas das plataformas on-line e impressa compartilham o mesmo ambiente, numa integração que começou em 2006| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Formação

Aposta nos novos talentos

A aposta na qualidade vai além dos produtos. Está no programa de desenvolvimento em jornalismo, mantido por todo o GRPCom, e também na preocupação com o preparo dos novos profissionais. O Talento Jornalismo, programa de trainee do grupo, chegou ao sétimo ano fechando parceria com o Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Parte das aulas do programa de quatro meses é ministrada em São Paulo, na sede do IICS, com professores reconhecidos internacionalmente. Neste ano, 1.500 jornalistas de todo o Brasil disputaram as 35 vagas do Talento Jornalismo.

Blogosfera

Confira alguns dos novos blogs que estrearam no site da Gazeta do Povo em 2011:

- Ir e vir de bike: Tem o objetivo de discutir o uso das bicicletas nas cidades, seja como meio de locomoção, esporte ou lazer. Tem, em média, 2 mil acessos por post, mas já teve picos de 15 mil.

- Família na China: Conta as aventuras e diferenças culturais sob a ótica de uma família brasileira vivendo na China.

- Baixa Gastronomia: Criado para divulgar bares, restaurantes e lanchonetes com bons pratos a preços populares.

- Turistando: Blog para divulgar o turismo no estado. Tem versões em português, inglês e espanhol.

- Rádio Música Curitibana: Uma rádio web com o objetivo de divulgar a música curitibana.

A comemoração dos 93 anos da Gazeta do Povo ocorre hoje em um momento em que o Grupo Pa­­ra­­naense de Comunicação (GRPCom) faz uma aposta clara na informação de qualidade, aquela que é capaz de transformar a sociedade e levá-la a patamares mais altos de desenvolvimento. Como veículo que deu origem ao grupo, a Gazeta do Povo vive intensamente essa premissa. Desde o último aniversário, o jornal passa por um processo de integração multimídia, com a fusão de suas equipes de impresso e on-line, que resultou em mais qualidade para o público. Exemplo disso são a editoria de vídeos e a ampliação do número de blogs que dão força ao conteúdo atualizado ao longo de todo o dia no site do jornal.

A convergência entre o jornalismo impresso e on-line, iniciada em 2006, agora se consolida com a integração. "Mudamos de newspaper para a produção de conteúdos multimeios", explica Silvia Zanella, chefe de redação para plataformas digitais. A Gazeta do Povo pode ainda ser lida em dispositivos móveis – tablets e smartphones. As novidades também surgiram no meio mais conhecido pelos paranaenses, o impresso.

Em 2011, houve consolidação da revista Bom Gourmet e o surgimento dos títulos Viver Bem Casa & Decoração e Viver Bem Moda & Beleza, com circulação às quintas-feiras. Também no ano passado, jornalistas do jornal passaram a ter participações diárias na programação da ÓTV, o canal de tevê a cabo do GRPCom. A série Entrevistas saiu das páginas e do site do jornal para as paredes do Museu Oscar Nie­meyer, em uma exposição que segue em cartaz até 26 de fevereiro.

Este ano, grandes coberturas estão programadas.Em julho, uma equipe de fotógrafos e jornalistas da Gazeta do Povo vai acompanhar os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres. "Somos um jornal do Paraná, mas sabemos que o nosso leitor quer e precisa de informações que extrapolam os limites do estado. Queremos que o leitor consiga entender o espírito do tempo em que vive a partir da leitura de cada edição", afirma a diretora de redação, Maria Sandra Gonçalves. Em outubro, os leitores terão a cobertura completa das eleições municipais, com a reedição do Candibook, uma base de dados on-line que apresenta o perfil de todos os candidatos e, assim, abastece o leitor com informação de qualidade para uma escolha consciente.

Classificados

O jornal completa mais um aniversário orgulhando-se de ter a confiança dos paranaenses. Afinal, nenhum esforço pela difusão da informação faz sentido se a mensagem não chegar a quem exerce o papel mais importante no processo de comunicação, o público. A ligação dos leitores com o jornal ganhou força com as bandeiras que a Gazeta defendeu ao longo de sua história – dos royalties de Itaipu ao avanço da segurança pública, passando pela defesa da ética na política. Esse relacionamento não está somente no jornalismo. Os Clas­sificados se tornaram uma marca do jornal para os paranaenses. O caderno é responsável por grande parte da venda avulsa e por alavancar 25% das vendas de domingo. "Somos a principal referência do estado neste setor", diz a gerente de Classificados, Simone Lima. A cada domingo há, em média, 8,5 mil ofertas na versão impressa.

Diretora comercial, Luciana Lima afirma que a Gazeta é um dos únicos jornais do país que conseguiu manter forte a oferta de vagas de empregos. Todos os domingos, cerca de 12 páginas são dedicadas a esse tipo de anúncio.

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