• Carregando...
Javier Errea, presidente da SND, com o designer Osvalter Urbinati. | Divulgação
Javier Errea, presidente da SND, com o designer Osvalter Urbinati.| Foto: Divulgação

A Gazeta do Povo recebeu ontem o prêmio ÑH2016 de melhor capa do ano, atribuído pela Society for News Design (SND), de Madri, na Espanha. O designer gráfico Osvalter Urbinati, um dos responsáveis pela capa premiada, representou o jornal na premiação ocorrida na capital espanhola.

Além da melhor capa, este jornal dividiu a segunda posição com outros quatro diários e ficou em terceiro lugar na categoria de páginas internas.

O ÑH2016 faz parte de um evento com palestras e discussões sobre a transformação dos jornais impressos – imposta pelo meio digital – e sobre os modelos de jornalismo que surgem a partir da crise. Um dos destaques do evento foi o belga Arne Depuydt com a palestra “Shut up digital, print is talking” (Cale a boca digital, o impresso está falando). As discussões trataram de tipografia, infografia, ilustração e até de jornalismo.

Capa premiada

Além da Gazeta, foram premiados os jornais “El País” e “GQ”, entre outros. O evento, ligado à Universidade de Navarra, reconheceu também a revista “Esquire”, na versão espanhola. O ÑH2016 é voltado para veículos impressos e digitais de Portugal, Espanha e América Latina.

A capa premiada da Gazeta mostra a ex-presidente Dilma Rousseff ao lado do ministro Jaques Wagner, espiando pela janela do Palácio da Alvorada. A foto da Agência Brasil era a única a mostrar Dilma num dia histórico: “12.05.2016. O dia em que o governo Dilma chega ao fim”, diz a manchete.

Detalhe

“Foi um prêmio para a busca diária pelo detalhe e pela excelência”, diz o designer gráfico Osvalter Urbinati, da Gazeta. Para ele, uma capa de jornal é um trabalho coletivo: “Cada um na sua especialidade, atrás do melhor enquadramento, do melhor título.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]