• Carregando...
Fragmento de rocha ígnea, de 35 cm, encontrado pelos geólogos da Mineropar em Cruz Machado | Divulgação
Fragmento de rocha ígnea, de 35 cm, encontrado pelos geólogos da Mineropar em Cruz Machado| Foto: Divulgação

Geólogos da Mineropar (Serviço Geológico do Paraná), descobriram um centro de erupção vulcânica na Pedreira Pauluk, em Cruz Machado, região Sul do estado. Segundo Edir Edemir Arioli e Otavio Boni Licht, o centro de erupção tem 134,7 milhões de anos e não representa riscos por estar extinto. A idade foi calculada com base em um estudo realizado em 2010 por pesquisadores australianos.

Nenhum centro eruptivo relacionado a formação de rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral havia sido identificado no estado, que tem 60% de seu território formado por rochas vulcânicas do Grupo. A informação é da Agência Estadual de Notícias (AEN) - órgão de comunicação do governo. De acordo com o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e responsável pelo Centro de Apoio Científico em Desastres, Renato Lima, o Serra Geral é um dos maiores derrames vulcânicos do mundo. "Pelo que eu me lembro, aqui existem centros de erupção, mas de outras formações e idades", explica.

Para o geólogo Otavio Lich, a importância dessa descoberta foi encontrar, pela primeira vez, evidências do processo de formação de rochas basálticas do Grupo Serra Geral. Além disso, os geólogos estão estudando um modelo alternativo de vulcanismo das rochas encontradas no Paraná, conhecido como hidrovulcanismo, que pode contribuir com um melhor entendimento da origem e importância econômica da ocorrência de minerais metálicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]