• Carregando...
Funcionários contratados pela prefeitura removem galhos em via da regional do Boa Vista | Valdecir Galor/SMCS
Funcionários contratados pela prefeitura removem galhos em via da regional do Boa Vista| Foto: Valdecir Galor/SMCS

A prefeitura de Curitiba recomeçou, na manhã de segunda-feira (2), a coleta vegetal e de entulhos por sete bairros da cidade. Segundo a nova gestão municipal, o serviço estava suspenso desde o início de novembro.

Os primeiros bairros a receber as equipes de coleta foram o Jardim Social, Bacacheri, Cabral, Boa Vista, Bom Retiro, Boqueirão e Uberaba. De acordo com a prefeitura, esses bairros foram definidos como prioritários após uma análise sobre as 23 mil demandas que estavam represadas desde o início de novembro. O custo para execução desse plano emergencial não foi divulgado.

A ideia inicial era que 19 equipes com 76 pessoas fizessem o serviço. Esse número, porém, já havia subido para 20 equipes nesta quarta (4) e mais duas equipes serão incorporadas aos trabalhos até a próxima quinta-feira (5). Elas foram realocadas de outros departamentos do município. Mas a retomada do serviço somente foi possível por um acordo com empresas que haviam suspendido os serviços por falta de acordo com o município.

De acordo com a secretaria do Meio Ambiente, as duas empresas que faziam esse serviço receberam terça-feira ofícios da prefeitura para a retomada dos trabalhos. Uma delas já retomou as atividades. A outra ainda está em negociação.

Podas

Também sem contrato, as podas públicas estão sendo atendidas prioritariamente em situações emergenciais. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil municipal registrou queda de 44 árvores na cidade devido a chuvas e vento apenas segunda-feira (2).

A gestão Rafael Greca informou que esse serviço conta hoje com apenas dois funcionários e um caminhão e que as equipes do Horto Municipal informaram que seriam necessárias cerca de 50 pessoas para fazer o trabalho em Curitiba. O município informou em nota que os contratos dessa área também estão sendo revistos para que seja possível ampliar o atendimento.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do ex-prefeito Gustavo Fruet.

Orientação

A prefeitura recomenda que o resíduo vegetal seja acondicionado em sacos plásticos pretos (específicos para lixo orgânico) e deixado para a coleta de lixo comum. Os demais, segundo o município, devem ser mantidos no terreno em que caíram ou foram cortados, longe dos bueiros e protegidos da chuva para impedir a proliferação de doenças, até que sejam recolhidos. Nesses casos, é preciso acionar o serviço de coleta pelo 156.

A secretaria do Meio Ambiente é responsável pelo recolhimento de galhos (cortados e caídos das árvores), grama, móveis inservíveis e restos de construção até meio metro cúbico - o equivalente a dois carrinhos de mão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]