• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

O Google anunciou, nesta segunda-feira (23), os dez vencedores da primeira etapa do Desafio de Impacto Social Google, um prêmio que tem por objetivo apoiar organizações sem fins lucrativos que usam a tecnologia em benefício da sociedade. A fase final será realizada no dia 14 de junho, quando serão revelados os quatro vencedores.

Os dez vencedores da primeira fase – dois de cada região do país – foram escolhidos a partir de 1.052 projetos inscritos. Os ganhadores desta etapa vão receber R$ 650 mil e estão automaticamente classificados à final.

Os vencedores da final – que receberão R$ 1,5 milhão – vão ser selecionados de duas formas. Um dos ganhadores será escolhido a partir do voto popular – o chamado prêmio “O Favorito dos Fãs”. Para votar, os internautas devem entrar no site do Desafio de Impacto Social, onde encontrarão textos com a descrição dos projetos finalistas e vídeos explicativos. Cada pessoa pode escolher até quatro projetos.

Os outros três vencedores serão escolhidos a partir de um júri técnico, formado pela apresentadora e atriz Regina Casé; a jogadora de futebol e embaixadora da ONU, Marta; o líder da população indígena Suruí, cacique Almir; o diretor-executivo da Fundação Lemann, Deniz Mizne, a artista plástica Adriana Varejão e a diretora do Google.org, Facqueline Fuller.

Conheça os 10 finalistas:

WWF Brasil

O zika tem estado no topo da agenda desde 2015 e, com 91.387 prováveis casos ​​de infecção pelo vírus no país até agora (de acordo com o Ministério da Saúde), o projeto de WWF Brasil está no momento perfeito. Eles propõem a construção de uma armadilha de baixo custo e um aplicativo para rastreamento, por meio de crowdsource, do mosquito para acabar com a propagação do zika, juntamente com outras doenças como a dengue. Com o apoio do Google, eles testarão o seu projeto-piloto em vários municípios do estado do Acre, antes de expandir por todo o país.

IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

As alterações climáticas têm um impacto em todo o mundo, e, no Brasil, está ameaçando mais de 400 territórios indígenas e 110 milhões de hectares de floresta amazônica devido às secas e aos incêndios florestais. Para combater isso, o IPAM desenvolverá uma plataforma on-line que ajuda as comunidades indígenas a se adaptar à mudança climática, fornecendo alertas meteorológicos críticos. Em dois anos, esse projeto ajudará cerca de 40.000 indígenas e cobrirá 80% dos territórios da Amazônia brasileira.

Transparência Brasil

Há mais de 10 milhões de crianças em idade de jardim de infância que não encontram vagas nas escolas locais. Ao mesmo tempo, há projetos de construção de escolas que foram abandonados e adiados pelo governo. Para evitar isso, a Transparência Brasil planeja desenvolver tanto uma plataforma digital quanto um aplicativo que monitora projetos com financiamento público, onde os cidadãos podem facilmente documentar o desenrolar deste tipo de construções, garantindo, assim, a prestação de contas do governo. O objetivo é reduzir os atrasos em 30% em quatro anos.

INOVAGRI - Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada

A água é muito escassa na região do Nordeste do Brasil propensa à seca, o que afeta a agricultura, é por isso que o INOVAGRI propõe construir uma plataforma que conecta agricultores e gestores de recursos hídricos com os dados para distribuir água de forma justa naquela região.

Aliança da Terra

Esta ONG visa conectar os agricultores com as informações de que necessitam para construir negócios mais fortes, para que eles possam se reunir, analisar, gerenciar e compartilhar dados. O objetivo principal é melhorar o seu desempenho ambiental e de produção, bem como aumentar a sua renda. A região Centro-Oeste é o foco, porque tem uma grande concentração de assentamentos rurais, mas mínima infraestrutura e acesso à tecnologia.

Vetor Brasil

Há, atualmente, 11 milhões de empregos no governo brasileiro, mas não há um número suficiente de jovens que os consideram como uma escolha de carreira. O Vetor Brasil quer mudar isso, com um portal interativo que conecta jovens líderes aos trabalhos de alto impacto no serviço público. Com conteúdo inovador, testes de aptidão e ferramentas de engajamento, eles pretendem chegar a mais de 30.000 estudantes durante o primeiro ano.

ITS - Instituto de Tecnologia e Sociedade

O principal objetivo deste projeto é capacitar os cidadãos para que se envolvam em propostas de políticas públicas, por meio de um aplicativo que permitirá que eles debatam e criem propostas. Junto com isso, eles desenvolverão uma ferramenta que recolhe as assinaturas certificadas digitalmente necessárias para colocar essas propostas em votação no Congresso, assembleias legislativas e câmaras municipais. O plano é chegar a três milhões de pessoas durante o primeiro ano (2% do eleitorado brasileiro).

Instituto Arredondar

Captação de recursos no Brasil é um grande desafio para as ONGs, e, o Instituto Arredondar desenvolveu uma solução para gerar oportunidades de doação em vida cotidiana: uma plataforma que permite aos consumidores arredondar os seus pagamentos em lojas físicas e doar o troco. Com o apoio do Google, o projeto será testado primeiro na região Sudeste e, em seguida, vai ampliar em mais de 10.000 pontos de venda em todo o país nos próximos dois anos.

THEMIS

Há 6 milhões de trabalhadores domésticos no país e mais de 75% deles não têm um contrato. O objetivo da THEMIS é garantir que esses trabalhadores conheçam os seus direitos, para que possam receber um tratamento justo e legal. Eles planejam conseguir isso com um aplicativo que informa, educa e capacita com conhecimento e ferramentas. Em três anos, eles pretendem chegar a mais de 50% de todos os trabalhadores domésticos no Brasil.

Centro de Valorização da Vida

O suicídio é uma das dez principais causas de morte no mundo e, no Brasil, mais de 50% das pessoas que cometem suicídio nunca teve a oportunidade de reunir-se com um profissional de saúde mental. Essa é a inspiração do projeto do Centro de Valorização da Vida, que desenvolverá um aplicativo para tornar o aconselhamento de saúde mental acessível aos brasileiros vulneráveis. O aplicativo fornecerá assistência para as pessoas em risco. Ele estará disponível 24/7 (24 horas por dia nos sete dias da semana), e também treinará e recrutará voluntários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]