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Dinheiro virá do reajuste de impostos

O líder do governo na Assembléia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), disse ontem que o dinheiro para reforçar o caixa da Secretaria Estadual da Comunicação Social em 2008 viria do aumento da arrecadação previsto para o próximo ano. Só com o reajuste de 20% do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do aumento de até 230% nas taxas do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran), o governo deve arrecadar R$ 130 milhões a mais no ano que vem. Os dois projetos, do próprio Executivo, no entanto, ainda dependem de aprovação da Assembléia Legislativa e enfrentam resistência forte de muitos deputados

O governador Roberto Requião (PMDB) tem defendido o corte dos gastos com propaganda. No entanto, os deputados estaduais aliados do próprio governo pretendem quadruplicar as verbas da Secretaria de Comunicação Social para 2008. O líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), coleta assinaturas para apresentar uma emenda ao projeto de lei orçamentária do próximo ano, aumentando para R$ 38,2 milhões o valor para despesas com publicidade – R$ 30 milhões a mais do que está previsto no projeto de orçamento para o ano que vem elaborado pelo governo, que reserva R$ 8,2 milhões para a Secretaria de Comunicação.

A justificativa de Romanelli é que o governo está precisando de mais dinheiro para gastar em publicidade e poder realizar campanhas informativas e educativas, além de divulgar as ações do governo Requião. Na interpretação dos governistas, o aumento do orçamento na área garantiria um clima mais favorável ao governo, que enfrenta dificuldades de relacionamento com a maioria dos veículos de comunicação. "Na hora que tiver dinheiro no orçamento, melhora o relacionamento com a imprensa. Temos ainda mais três anos e um mês de mandato e seria muito bom retomar o diálogo", disse Romanelli.

A disposição dos deputados do PMDB e de partidos aliados em ampliar os gastos com propaganda vai contra o discurso do governador de cortar despesas no setor. Na última terça-feira, Requião gabou-se de ter gastado "apenas" R$ 7 milhões com propaganda neste ano (o orçamento de 2007 autorizou o estado a gastar até R$ 8,7 milhões). Desse total, apenas R$ 600 mil seria com publicidade comum. A maior parte restante seria de publicidade legal, como editais.

Para dar mais força ao discurso de que o governo está reduzindo gastos com publicidade, a Secretaria de Comunicação Social chegou a publicar, na agência oficial de notícias, um comparativo dos gastos com publicidade entre os governos de Roberto Requião e Jaime Lerner. Lerner teria gasto R$ 1,4 bilhão em oito anos, em valores corrigidos, e Requião, R$ 103 milhões desde que tomou posse, em janeiro de 2003, até junho deste ano.

A bancada aliada na Assembléia, segundo Romanelli, respeita a posição do governador, mas tem outra interpretação. "Ele tem a opinião dele; eu tenho a minha. É preciso investir mais em publicidade."

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