• Carregando...
Novo prédio do hospital terá entrada pela Visconde de Guarapuava | Divulgação
Novo prédio do hospital terá entrada pela Visconde de Guarapuava| Foto: Divulgação

A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba deve receber obras de reforma e ampliação, que devem ser iniciadas ainda neste ano. O projeto prevê a construção de um novo prédio de quatro andares para abrigar o setor de análises clínicas e dois setores de medicina de alta complexidade. Também será construída uma nova entrada pela Avenida Visconde de Guarapuava, mais ampla e acessível para pedestres e veículos. As salas de cirurgia, os centros de diagnóstico e as áreas de internação também serão reformados.

O anúncio foi feito ontem pelo governador Roberto Requião (PMDB) na Escola de Governo – reunião semanal do governador com o secretariado. O projeto está com a Secretaria de Estado de Obras para finalizar o orçamento, que deve ficar em torno de R$ 5,8 milhões. "Se tudo correr bem, o edital de concorrência será lançado em breve e conheceremos a empresa vencedora no final de maio. Em julho, esperamos que as obras comecem", afirma o Irmão Frederico Unterberger, vice-presidente da Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da Aliança Saúde – rede de hospitais de ensino que inclui a Santa Casa. Conforme ele, desde 1999, quando a entidade assumiu a administração da instituição, boa parte do prédio foi recuperado, mas ainda há muito a ser feito.

A expectativa é que as obras sejam concluídas dentro de um ano e que a capacidade de atendimento do hospital, que hoje é de 150 mil por ano, aumente em até 30%. O hospital vai receber, ainda em março, mais R$ 1,5 milhão em equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde. A Santa Casa de Misericórdia é o hospital mais antigo da cidade, construído em 1868, com 160 leitos, e foi durante muitos anos o único hospital de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]