• Carregando...

O Governo do Estado do Paraná autorizou a abertura de licitação para compra de 2 mil ônibus para transporte escolar nos próximos 12 meses. O investimento máximo será de cerca de R$258 milhões de reais e irá beneficiar 270 mil alunos da rede pública de todo estado.

A secretaria da educação Yvelise Arco-Verde, afirmou que a prioridade é o transporte dos estudantes que vivem na zona rural. "Após consultar os dados do PTE (Programa do Transporte Escolar) verificamos que 70% dos veículos utilizados pelos municípios são ônibus e 20% kombis. E a maioria dos ônibus têm mais de dez anos de idade. Por isso definimos que a melhor opção é a aquisição de ônibus", disse. A secretaria explicou que o transporte escolar terá uma frota de veículos padronizados e de uso exclusivo para o transporte de estudantes.

São três tipos de ônibus que serão licitados, com 23, 31 e 44 lugares, sendo que alguns deles devem ser adaptados para o transporte de cadeiras de rodas para atender os alunos portadores de deficiências locomotoras. Estima-se que 3,5% dos alunos são portadores de alguma deficiência.

Existe também a preocupação de que os veículos tenham condições mínimas de segurança. As poltronas devem ter encosto para cabeça e cintos de segurança individuais, além de ter saídas de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]