• Carregando...

O Ministério da Saúde deu início nesta quinta-feira (29) ao processo de emissão dos registros profissionais provisórios para os médicos formados no exterior que vão atuar no Programa Mais Médicos. Os primeiros oito pedidos foram protocolados no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CRM-RS) após decisão na Justiça que obrigou a emissão, e a partir de amanhã o ministério e a Advocacia-Geral da União (AGU) vão protocolar pedidos nos outros estados e no Distrito Federal.

Os registros para os estrangeiros no Mais Médicos são restritos para atuar no programa. Os CRMs de cada estado terão 15 dias para liberar o documento após a data de entrega da documentação.

"Esse médico só vai poder exercer medicina nessas regiões para onde ele foi selecionado", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ao todo, 682 médicos formados no exterior participam, desde segunda-feira do módulo de avaliação e acolhimento do programa que acontece em oito capitais, por um período de três semanas. A aprovação nesta etapa é condição para que esses profissionais recebam o registro profissional provisório e comecem a atuar nos municípios no dia 16 de setembro.

A maior parte dos estrangeiros é da Espanha (31), seguido dos argentinos (29), portugueses (17) e uruguaios (16). Também estão no grupo em avaliação, 400 médicos cubanos que vieram ao país para participar do Mais Médicos por meio de acordo entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]