• Carregando...
Curso de Modelagem em 3D do IFPR: Sisutec valerá para institutos federais e escolas técnicas | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Curso de Modelagem em 3D do IFPR: Sisutec valerá para institutos federais e escolas técnicas| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

4 milhões é o número de matrículas em cursos técnicos e de qualificação do Pronatec. A meta é ofertar os cursos a 8 milhões de brasileiros até 2014, com a criação de 208 escolas federais de educação profissional e tecnológica.

A partir de agosto, candidatos a cursos técnicos do Pronatec poderão concorrer a uma vaga por meio de um sistema único de inscrições, a exemplo do Sisu, em que estudantes disputam uma colocação em universidades públicas de todo o país. O chamado Sisutec foi anunciado ontem pela presidente Dilma Rousseff no programa de rádio "Café com a Presidenta".

O Sisutec será aberto primeiramente aos institutos federais, às escolas do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e às universidades para que informem as vagas disponíveis. "O estudante, então, consulta esse cadastro, faz a inscrição, indicando a escola e o curso de sua preferência. Em seguida, é feita a seleção dos alunos, considerando a nota que receberam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso significa que quem concluiu o ensino médio e não teve acesso a uma universidade vai agora ter a oportunidade de fazer um bom curso técnico", explicou a presidente em seu programa semanal de rádio.

O sistema unificado será utilizado apenas para os cursos técnicos, com duração de até 1.440 horas. Outros cursos do Pronatec, como de formação inicial e continuada e voltados para beneficiários do Bolsa Família não estarão no sistema.

Hoje, é possível consultar as vagas disponíveis do programa em site específico do Ministério da Educação (MEC), mas não há possibilidade de inscrição no endereço eletrônico.

Criado em 2011 pelo governo federal, o Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego tem o objetivo de aumentar o acesso ao ensino técnico e qualificação profissional, com oferta de cursos.

Dilma lembrou que, além dos cursos técnicos, que são voltados aos estudantes de ensino médio e têm duração média de um ano e meio, o Pronatec envolve cursos de qualificação profissional para os trabalhadores, que duram de dois a quarto meses; e ainda uma modalidade voltada à formação dos cadastrados no Bolsa Família.

Entre as áreas em que há cursos disponíveis estão: petróleo e gás, construção naval, automação industrial e telecomunicações.

Expansão

A presidente anunciou que o governo federal está empenhado em expandir a rede federal de educação profissional e tecnológica. A expectativa é que até o fim de 2014 estejam em funcionamento 208 novas escolas em todo o país. Além disso, o governo está repassando recursos a 539 municípios para construção, reforma ou ampliação de suas escolas técnicas profissionalizantes por meio de convênios com o MEC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]