• Carregando...

São Paulo – Em eventos realizados em São Paulo, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou indiretamente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de ter ignorado a importância do ensino técnico e o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, de ter, "de forma premeditada", abandonado o ensino público.

Ao participar da cerimônia de contratação de 292 jovens para o Programa Jovem Aprendiz da Petrobrás, na capital, Lula citou sua formação como torneiro mecânico para enfatizar a importância de programas de qualificação profissional a jovens carentes. Lula disse que chegou à Presidência pelas oportunidades que teve: "Por conta de tudo isso, hoje eu estou aqui, presidente".

"Eu vou dar um dado para vocês ficarem surpresos. Todo o sistema de ensino público no estado de São Paulo, que é o maior estado da Federação, hoje tem apenas 18% dos estudantes universitários em escola pública, e 82% estão em escolas privadas, em uma demonstração de que foi premeditado o abandono da escola pública neste país", disse Lula aos jovens aprendizes.

Lula criticou também decisão do Ministério da Educação, de 1998, de retirar a responsabilidade do ensino técnico do governo federal. "Deixou-se de investir em escola técnica. Nós, agora, revogamos a lei e este ano vamos inaugurar 32 escolas técnicas neste país. Da mesma forma que há muito tempo não se fazia universidade neste país", comparou. "Não há, na história da humanidade, nenhum país que se desenvolveu pela ignorância", afirmou.

Lula também participou da abertura do 2.º Salão do Turismo e pediu ao ministro Walfrido dos Mares Guia (Turismo) ações em aeroportos e mudanças no "ultrapassado" sistema de transporte aéreo regional para incrementar o turismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]