• Carregando...

A notícia do desligamento do ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, nesta quarta-feira, foi recebida de maneiras diferentes pelo governo e por entidades ligadas ao setor no Paraná. O pedido de demissão foi feito na noite de terça-feira durante um jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O nome do substituto de Rodrigues ainda não foi divulgado.

Secretário da Agricultura

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Newton Pohl Ribas, não houve surpresa. Ele afirmou para a reportagem da Gazeta do Povo que Rodrigues "já havia sinalizado, por duas vezes que deixaria a pasta". Questões estruturais, como greves e falta de recursos seriam as justificativas. Apesar de não ser um anúncio inesperado, Ribas lamentou a saída de Rodrigues do cargo. "Reconheço na pessoa do ministro um excelente profissional e sua dedicação ao setor agrícola".

Ocepar e Sociedade Rural

Os presidentes do Sistema Ocepar e da Sociedade Rural do Paraná também lamentaram o deligamento. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, acredita que Rodrigues não conseguiu sensibilizar setores econômicos do governo sobre ações urgentes para conter a crise na agricultura. Para o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Alexandre Lopes Kireeff, fica a preocupação por estar a política agrícola em ampla discussão. "Não sabemos como se dará a continuidade das conversações", afirma, se referindo ao pacote agrícola de R$ 60 bilhões, parte para o Pronaf e outra para crédito agrícola.

Faep

Por meio nota, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, preferiu ressaltar as ações de Rodrigues. Em um trecho, ele afirma que "o ministro conseguiu muita coisa, dentro das limitações que lhe impuseram, com cortes orçamentários de, por exemplo, recursos destinados à defesa agropecuária".

Leia também:

Rodrigues diz que já havia posto o cargo à disposição

Caiado diz estar surpreso com saída de Rodrigues do governo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]