O governo federal autorizou nesta terça-feira a permanência do exército por tempo indefinido no Complexo da Maré, conjunto de favelas no Rio de Janeiro com população de 130 mil pessoas, e que foi ocupado em abril em uma operação para expulsar as facções criminosas do local.

CARREGANDO :)

A decisão para que 2.400 militares permaneçam na comunidade foi anunciada hoje após uma reunião entre os ministros da Defesa, Celso Amorim, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Inicialmente, os membros das Forças Armadas, que ajudaram a ocupar o complexo e a expulsar aos traficantes, permaneceriam nas comunidades da Maré até 31 de agosto, quando seriam substituídos por policiais.

Publicidade

Mas como os policiais que substituiriam os militares ainda não terminaram sua formação, o governo optou por autorizar a permanência dos soldados em um número ainda não definido e pelo tempo que for necessário.

"A operação foi um sucesso e por isso decidimos prorrogar a permanência do exército", explicou o ministro da Justiça. Cardozo disse ainda que em uma reunião marcada para 11 de agosto será discutido o cronograma de transição do exército para a polícia.

O Complexo da Maré, localizado em um lugar estratégico do Rio de Janeiro, cortado por três grandes avenidas e a poucos quilômetros do aeroporto internacional, foi ocupado pelas autoridades dois meses antes do início da Copa do Mundo.

Os militares só sairão do conjunto de favelas quando o governo estadual instalar no complexo uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

O Complexo da Maré, composto por 15 comunidades, era considerado o último grande reduto do tráfico no Rio de Janeiro até abril, quando 1.200 policiais liderados pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), apoiados por 21 blindados militares, ocuparam o local.

Publicidade

Uma semana depois os militares substituíram os policiais nas tarefas de patrulhamento das comunidades do complexo.