• Carregando...
 | Vinícius Marinho/Fiocruz Imagens
| Foto: Vinícius Marinho/Fiocruz Imagens

O governo federal lançou nesta semana um curso on-line para capacitar profissionais de saúde sobre fatores como diagnóstico, tratamento e suspeita de casos do vírus da zika país. Desde a semana passada, a notificação de casos suspeitos da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti , passou a ser obrigatória.

O curso, com 45 horas-aula de duração, é voltado para profissionais como médicos e enfermeiros da atenção básica e tem entre os temas os cuidados com gestantes com zika e recém-nascidos com microcefalia. De acordo com especialistas, um cenário possível para o alto número de casos de dengue no começo deste ano é a notificação equivocada de zika.

“Os profissionais de saúde estão na linha de frente na batalha contra a microcefalia e o Aedes. É essencial que eles estejam atualizados e preparados, tanto para orientar as pessoas de um modo geral, quando para cuidar daquelas com zika ou qualquer uma de suas complicações”, afirma Hêider Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

As aulas foram elaboradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Mato Grosso do Sul), em parceria com instituições de ensino e a secretaria municipal de saúde de Campo Grande. O curso ficará disponível em site da UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS) até fevereiro do próximo ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]