Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sistema prisional

Governo garante entrega de quatro celas modulares para esta semana

Em fevereiro, governo anunciou que construiria 60 módulos até abril para resolver superlotação em delegacias de Curitiba e região. Na semana passada, secretaria de obras informou que mau tempo havia atrasado cronograma de trabalho em 30 dias

O governador Roberto Requião afirmou, na manhã desta segunda-feira (27), que até o fim desta semana entregará as primeiras quatro celas modulares do Centro de Triagem II, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Em fevereiro, o governo estadual anunciou que construiria 60 das estruturas até abril como medida para resolver o problema da superlotação carcerária em delegacias. Os módulos poderiam abrigar até 720 presos.

Na última quinta-feira (23), após a fuga de 27 presos da cadeia do 11º Distrito Policial de Curitiba, que abrigava 148 presos em um espaço para 40, o governo foi cobrado da inauguração das celas. Na ocasião, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) informou que o mau tempo do começo do ano havia atrasado o cronograma da obra em 30 dias. Na reunião da Operação Mãos Limpas, nesta segunda-feira, no entanto, Requião garantiu a conclusão das primeiras celas, segundo a Agência Estadual de Notícias. "Ainda esta semana, o empreiteiro nos entrega quatro celas, cada uma para 12 presos", afirmou.

Para julho, está programada a entrega de mais 60 celas, que serão distribuídas em Araucária, Colombo e Rio Branco do Sul, segundo o governo, até o fim de julho. Segundo a Seop, a licitação para essas obras está em fase inicial.

A ideia do governo é diminuir o número de presos nas delegacias e assim concentrar o trabalho de policiais civis nas investigações e combate ao crime. "A Polícia Civil tem que combater a criminalidade, nós não podemos imobilizá-la, transformando o policial em carcereiro", disse Requião nesta segunda. O governador explicou que a delegacia deve ter apenas um pequeno espaço para a prisão provisória, antes que o preso seja removido para o sistema penitenciário.

Estrutura

A estrutura do modelo de cela modular utilizado pelo governo é feita de concreto monobloco para impedir escavações. O material ainda proporciona o bem-estar térmico dentro da cela, que tem boa ventilação, e a estrutura não armazena calor e protege do frio.

Para garantir mais segurança, há banheiro e chuveiro dentro da cela, o que evita a frequente saída de presos. Os móveis são de concreto e fixados à parede. Além disso, toda a parte elétrica e hidráulica é feita por fora da cela, o que facilita eventuais consertos. Cada cela é independente – com caixa d’água e sistema elétrico individuais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.