• Carregando...

O governo federal pretende inaugurar ainda neste mês as penitenciárias federais de Porto Velho (RO) e Mossoró (RN), cada uma com 208 vagas de segurança máxima.

As obras da quinta unidade, no Distrito Federal, devem começar neste ano, sendo concluídas em 2010, fechando assim a primeira etapa do projeto para melhorar o sistema penitenciário nacional.

A segunda etapa será a construção de cadeias federais para condenados pela Justiça Federal nos principais estados. "O sistema vai ficar com duas vertentes: uma para presos de alta periculosidade e outra no modelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania)", informou Wilson Damásio, diretor do Sistema Penitenciário Federal. Ou seja, "a construção de cadeias temáticas, com capacidade de ressocializar os detentos".

As cadeias terão vagas para 421 presos, dentro do modelo de jovem e adultos. As cadeias federais deverão oferecer alfabetização, ensino a distância, cursos profissionalizantes e condições para cuidar da saúde dos detentos. A ideia é que o sistema federal se torne modelo para os estados. (JNB)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]