• Carregando...

OAB constatou problemas no Instituto em 2011

A mudança de sede do IML para outro local ocorreu depois de uma vistoria feita pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) que constatou irregularidades no funcionamento do local, em 2011. Com a vistoria, ficou constatado que cerca de 70 corpos estão amontoados nas geladeiras da unidade, que estariam funcionando em más condições.

O governo do estado decidiu alterar o endereço da construção da nova sede do Instituto Médico Megal de Curitiba para um terreno no bairro Tarumã. A intenção inicial do Executivo era construir a nova sede no bairro Vila Izabel. Porém, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a decisão foi alterada porque o bairro é predominantemente residencial.

No Tarumã, a área destinada à nova sede do IML é de 6,8 mil metros quadrados e fica atrás do Jockey Club do Paraná. O terreno é menor que o destinado para a obra da Vila Izabel, que possuía 10 mil metros quadrados. A escolha do Tarumã ocorre, segundo a Sesp, por este ser um bairro de fácil acesso dentro da cidade e em uma região com poucas residências.

A previsão da Sesp é que o edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela obra seja lançado ainda no segundo semestre de 2012. As obras também devem começar, segundo a Secretaria, ainda este ano, mas não há previsão para o término dos trabalhos.

Valores

O custo para a construção da nova sede do IML da capital será de R$ 15 milhões. A verba é maior do que a estipulada para o projeto na Vila Izabel (R$ 12,8 milhões). Segundo a Sesp, houve revisão no valor por causa das adequações que o projeto recebeu para que o prédio seja implantado no Tarumã.

Com a remoção dos serviços do Instituto Médico Legal para a nova sede, o terreno e as edificações onde ainda se localiza o IML devem ser ocupados na íntegra pelo Instituto de Criminalística, que já opera no local. Não há, a princípio, previsão para a saída do Instituto de Criminalística do Centro da cidade.

Além de Curitiba, segundo a Sesp, as cidades de Londrina, Maringá e Paranaguá também vão receber novas sedes do IML. Assim como na capital, o edital de licitação para a construção do prédio em Londrina deve sair nos próximos meses. Em Paranaguá, as obras estão em fase final e o prédio será entregue até o final de 2012.

Em Maringá, de acordo com a secretaria, a previsão é que a obra fique pronta no início de 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]