America Ferrera interpreta "Uggly Betty"| Foto: Divulgação

O governo do estado anunciou nesta quinta-feira em sua agência de notícias que vai abrir uma licitação para contratar a empresa que vai gerenciar a travessia de Caiobá para Guaratuba nos próximos dez anos. Atualmente a travessia é feita pela empresa F. Andreis, com sede em Guaíra, no Oeste do estado, mas nunca foi aberto um processo licitatório para a prestação do serviço. A licitação, segundo o governo do estado, deverá ser concluída em até três meses. O edital está sendo finalizado por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e vai levar em conta o custo do serviço e a capacidade técnica das empresas concorrentes.

CARREGANDO :)

O gerente de contratos da F. Andreis, Valdir Boligon, disse à Gazeta do Povo que ainda é muito cedo para se posicionar sobre o assunto, já que o teor do edital ainda é desconhecido, mas confirmou que a empresa deverá participar da concorrência.

A F. Andreis opera na Baía de Guaratuba desde outubro de 1991, quando foi assinado um contrato temporário com o governo do estado. A concessão para a empresa atuar com exclusividade no local foi dada no final de 1996, sem que no entanto fosse aberta uma concorrência pública. O prazo terminou no ano passado, mas um aditivo permitiu à F. Andreis operar até o final de outubro deste ano.

Publicidade

O secretário estadual dos Transportes Rogério Tizzot, ainda de acordo com a agência de notícias, disse que o trabalho da concessionária vem sendo satisfatório e que o objetivo da concorrência é abrir a possibilidade de redução no custo da tarifa, que hoje custa R$ 4,90. "O atendimento que vem sendo prestado pela concessionária que atua hoje é satisfatório, mas é importante a abertura de oportunidade para outros concorrentes. Poderemos assim aprimorar a qualidade da travessia com diminuição de custos", comentou Tizzot.

Segundo o DER-PR, pelo menos um milhão de veículos utilizam as seis embarcações da F. Andreis a cada ano. Desde 1996, mais de 10 milhões de veículos teriam sido transportados. O sistema de travessia da baía de Guaratuba via ferry-boats e balsas é feito já há quase 50 anos. A regulamentação e a fiscalização do serviço cabem ao DER-PR.